Governador Rui Costa destaca Educação como prioridade na reabertura dos trabalhos na ALBA

Foto: manu Dias - GOVBA
O governador Rui Costa ressaltou a prioridade que a Educação tem na sua gestão, durante sessão solene de instalação da 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA). O governador elencou ações estratégicas que vêm sendo adotadas desde o seu primeiro mandato, por meio do programa Educar para Transformar, e destacou que todos esforços continuarão a ser empreendidos para melhorar a qualidade da Educação pública na Bahia. Secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, acompanhou o ato na Alba.

“Logo no início do meu primeiro governo, chamei os prefeitos e prefeitas para construirmos um Pacto pela Educação que batizamos de 'Educar para Transformar' – aproveito, inclusive, para agradecer a todos que, naquela ocasião, abraçaram essa ideia e atenderam a esse chamado. Estou realmente convicto de que todos nós, governos e sociedade, indivíduos e famílias, podemos e devemos nos unir cada vez mais em prol de um tecido social mais saudável e inclinado para o acesso ao conhecimento formal e de qualidade. Penso que isso pode nos conduzir a uma realidade mais esperançosa, próspera e pacífica. Nosso foco será a aprendizagem. Para isso, usaremos a nossa estrutura educacional para capacitar professores, diretores e coordenadores pedagógicos, mobilizar a comunidade e envolver as famílias para potencializar o ato de aprender”, destacou.

O governador destacou, ainda, os investimentos que realizou na infraestrutura da rede estadual. “No meu primeiro mandato, construímos 30 novos prédios escolares, ampliamos outros 57 e recuperamos quase 500 escolas. Algumas delas foram especiais, como a recuperação do nosso tradicional ICEIA, aqui, em Salvador – onde foi realizado o décimo nono Encontro Internacional Virtual Educa, no ano passado. Mas a maior parte desses investimentos foi realizada no interior. Mais de 450 outras obras – entre construções, ampliações e recuperações – estão em andamento neste momento. Vou continuar melhorando a nossa infraestrutura escolar. Construirei mais 60 novas unidades escolares e entregarei 600 quadras cobertas até 2022”, disse.

Rui tamém falou sobre ações transversais, envolvendo outras secretarias, com foco no protagonismo estudantil. “Quero implantar e consolidar as Olimpíadas estudantis na rede pública estadual, por meio de um trabalho articulado e transversal da Setre, da Sudesb e da Secretaria de Educação. Vou ampliar o Programa Escolas Culturais, já implantado em 85 municípios. Com esse novo formato, a escola passa a ser um espaço de convergência cultural e esportiva para os estudantes e para toda a comunidade”.

Uma das perspectivas apontadas pelo governador é a ampliação da oferta da Educação Profissional e Tecnológica. “Uma especial atenção foi dada à Educação Profissional nesses quatro anos. Numa ponta, trabalhamos para colocar em sinergia a realidade produtiva de cada região com a oferta de ensino profissionalizante, de modo que os nossos jovens pudessem encontrar um mercado de trabalho aberto para a formação que receberam. Quero espraiar ainda mais a oferta da Educação Profissional e Tecnológica na Bahia, estabelecendo parcerias e estreitando o diálogo com os meios produtivos baianos. Cito o caso do Oeste, que necessita de mão de obra local especializada para a operação das grandes máquinas envolvidas nas produções dos empreendimentos daquela região. Enxergo demanda e oportunidades que precisam chegar a nossa juventude”.

Os programas voltados para a juventude também foram citados durante o pronunciamento. “Já na outra ponta, implantei os Programas Primeiro Emprego – que já beneficia cerca de 6 mil egressos da Educação Profissional, só no serviço público, sem contar com a parceria privada –, o Partiu Estágio e o Mais Futuro que, juntos, beneficiam 16.825 estudantes, assegurando sua permanência nas universidades. Vou consolidar essa política afirmativa, ampliando tanto o Mais Futuro quanto o Partiu Estágio”.

Outro tema ligado ao fortalecimento do eixo pedagógico foi o investimento na carreira do magistério público estadual. “Investimos nas carreiras da Educação e fizemos concurso para professores e pedagogos – acabamos de convocar 2.088 professores e 600 coordenadores pedagógicos que estão assumindo seus cargos nas unidades escolares de toda a Bahia. Neste segundo governo, portanto, a meta é dar um salto de qualidade e melhorar os indicadores escolares, aprimorando os resultados pedagógicos”.

O governador também adiantou que pretende utilizar os avanços na Educação dos municípios como critério no repasse de recursos. “Eu quero discutir com a UPB a pactuação das formas de repasse para os municípios, com a intenção de incluir o avanço da educação como critério, valorizando aqueles que conseguirem melhorar a qualidade educacional e ampliar o número de escolas em tempo integral. Desde já, aproveito a oportunidade para pedir a atenção dos senhores e das senhoras para este projeto, que em breve irei enviar para apreciação desta Casa. Acompanharei tudo isso de perto e quero contribuir diretamente na formatação de um novo modelo de educação para o nosso Estado. Faremos isso juntos”, frisou.