Governador Rui Costa visita escola no Subúrbio Ferroviário de Salvador

Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
A comunidade escolar do Colégio Estadual Democrático Bertholdo Cirilo dos Reis, localizado no bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, recepcionou, nesta terça-feira (19), o governador da Bahia, Rui Costa, e o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. Na oportunidade, os gestores percorreram a escola para conhecer a infraestrutura do prédio e avaliar melhorias na rede física, além de dialogar com professores sobre aspectos pedagógicos que possam impactar no avanço do ensino e da aprendizagem dos estudantes. Outras três unidades escolares localizadas no Subúrbio foram visitadas, nesta manhã, pelo secretário Jerônimo, os Colégios Estaduais Josias de Almeida Melo (Plataforma), Anfrísia Santiago (Coutos) e Sete de Setembro (Paripe).
 
O governador Rui Costa falou sobre os esforços empreendidos pelo Estado para melhorar a educação. “A nossa busca é para que consigamos oferecer todo o suporte aos educadores. Por isso, estamos nesta missão de conhecer a escola para vermos a possibilidade, dentro do possível, de melhorar as suas estruturas, com a construção de quadra coberta, piscina, laboratórios, biblioteca, além de reestruturação física. Também enfatizamos a importância de trazermos a família para próximo da escola e fortalecermos o ensino e a aprendizagem com a importante atuação dos professores e a utilização de espaços para a arte e o esporte”, disse.
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, também sobre a iniciativa. “Já são 321 escolas visitadas pelo governador Rui Costa, se reunindo com o corpo docente e a direção da escola, e isso cada dia mais reforça a palavra dele sobre a importância da Educação para o Governo da Bahia. Esta escola, apesar de uma boa estrutura, possui quase 2000 estudantes, e um terreno que não tem a capacidade de ampliação. Mas estamos avaliando a possibilidade de criar espaços para práticas esportivas e ambientais”, afirmou.
 
Para o diretor Antônio Dantas, a passagem de Rui e de Jerônimo na unidade, valoriza a comunidade escolar de Plataforma. “Nós acreditamos no trabalho que o governo vem apresentando, mas quando o governador e o secretário da Educação visitam a unidade, tenho certeza que passa uma credibilidade para toda a comunidade escolar. Conversar olho no olho tem outro significado, quando podemos sentar e dialogar sobre as demandas da escola. Esta ação estimula o pertencimento do aluno com o colégio”, destacou.
 
Segundo a professora de Língua Portuguesa, Lourdes de Paula, que leciona na unidade há 16 anos, essa é primeira vez que um governador visita a escola. “Temos este privilégio de ver um governador do Estado estar presente e pisar no chão da nossa escola e conhecer de perto as nossas necessidades. Isso é uma injeção de autoestima para os professores, porque quando um chefe de Estado propõe vir a essa unidade, abrindo um espaço na sua agenda, percebemos que não estamos sozinhos na luta por uma educação de qualidade”, enfatizou.
 
A diretora Rita de Cássia Coelho, do Colégio Estadual Josias de Almeida Melo, falou sobre a visita do secretário. “É de extrema importância esta visita porque quebra os paradigmas burocráticos entre o governo e a comunidade escolar, além de promover uma sensação de acolhimento e de que a nossa comunidade será melhor assistida, selando um compromisso de fazer uma educação de qualidade. Tenho convicção de que as nossas demandas serão atendidas”, afirmou.
 

Notícias Relacionadas