Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Governador visita escola da rede estadual premiada em Itabuna
Governador visita escola da rede estadual premiada em Itabuna
Publicado em seg, 19/01/2015 - 16:40 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
O Colégio Estadual Félix Mendonça, localizado no município de Itabuna, terra onde nasceu o escritor Jorge Amado, recebeu, nesta segunda-feira (19/01), a vista do governador Rui Costa. Esta é a quinta unidade de ensino da rede estadual visitada pelo governador nestes primeiros 19 dias de gestão. Acompanhado pelo secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, Rui Costa percorreu as instalações da unidade, que acumula, no histórico, premiações de Melhor Escola Pública do Ano (2013 e 2014), concedidas pelo Ministério Público do Estado da Bahia, devido aos projetos de boas práticas desenvolvidos, que elevaram a qualidade do ensino e da aprendizagem na unidade. A comitiva contou, ainda, com Edelvino Góes, secretário da Administração, André Curvelo, secretário de Comunicação e Álvaro Gomes, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.
O governador conheceu espaços como biblioteca, rádio escola e recebeu, juntamente com Osvaldo Barreto, duas telas dos estudantes Matheus e Michael Simeone, que foram finalistas do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE). Na ocasião, Rui Costa disse que um dos desafios da sua gestão é a melhoria da qualidade da educação pública, e conclamou, mais uma vez, o envolvimento de todos no Pacto pela Educação na Bahia. “Um governador pode muita coisa, um presidente e um prefeito também, mas não podemos tudo. Quem faz o Estado são os cidadãos, é o povo. Cabe ao governador tomar iniciativas que coloquem o estado para frente. Eu quero e eu vou melhorar a escola pública da Bahia ao longo desses quatro anos, mas não posso fazer isso sozinho. Preciso da parceria dos prefeitos, da parceria e empenho dos professores, dos profissionais da educação e do envolvimento das famílias”, disse.
Na visita, Rui Costa destacou, especialmente, a participação dos pais e familiares neste processo. “Se hoje eu sou um governador do Estado, é porque tive um pai e uma mãe que honraram a educação de seus filhos. Nossas crianças e adolescentes precisam desse apoio para ter o interesse pelo estudo. Aquele estudante que conta com acompanhamento do pai e da mãe tem as melhores notas. E este Pacto pela Educação na Bahia é, também, um pacto pela vida da nossa juventude. Temos que disputar cada jovem para não perdê-lo para o mundo do crime. Eu prefiro apostar, mobilizar as famílias e abraçar a nossa juventude”, afirmou.
Mobilização – O secretário Osvaldo Barreto destacou o trabalho realizado pelo Colégio Estadual Félix Mendonça. “Em escolas como esta, com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica acima da meta, percebemos o quanto é importante o empenho dos docentes, gestores e colaboradores para desenvolver os projetos da Secretaria da Educação. É desta mobilização que nós estamos precisando. E a vinda do governador é importante porque mostra a prioridade que a educação tem no governo. Além disso, ele pode ver o que a escola tem de bom, o que precisa melhorar e, desta forma, construir um olhar sobre o que é preciso alterar”, disse, afirmando, ainda, a importância social que a escola oferece. “A educação é uma das formas mais certeiras de inclusão social. Nós temos que convencer nossa juventude que eles têm que estar na escola, que eles têm que se envolver com a escola”, disse o secretário.
A diretora da escola, Rose Guerra, fala da dedicação que a unidade tem para a formação do estudante. “O colégio ganhou esses prêmios justamente pelo envolvimento dos professores, pais, estudantes e comunidade. O nosso foco sempre foi o aluno. E, se os alunos alcançam os índices, o mérito vai, também, para todos que colaboraram nesse processo. A nossa equipe faz a diferença e mostra que a escola pública tem qualidade, valor e respeito. E ter a presença de um governador na escola, tentando resolver as questões, mostra que o foco está mesmo na educação”, afirmou.
O estudante Mateus Silva, 19 anos, fala da experiência na escola. “Eu estudo aqui há sete anos e vejo que a escola sempre melhora muito. Percebo que a minha escola me prepara bem para o futuro e, para isso, conto com o apoio importante de todos os meus professores”, falou.
Sobre a escola – Localizada no bairro Sarinha Alcântara, em Itabuna, o Colégio Estadual Félix Mendonça possui 14 salas de aulas, laboratório de informática, laboratório de ciências e sala de leitura. São 1.426 estudantes matriculados no ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), distribuídos nos três turnos.
A unidade também recebeu o prêmio Destaque Estadual, na 14ª edição do Prêmio Gestão Escolar 2013, do Conselho Nacional de Secretários de Educação, conquistando a participação no I Seminário Internacional de Boas Práticas de Gestão, em novembro de 2014, na Universidade de Nottinghan, em Londres, na Inglaterra. A instituição foi selecionada a partir do projeto ‘Eu Quero, Eu Posso, Eu Devo Combater a Violência – abrace a paz e promova essa causa’, que abordava temas diversos como bullying, gravidez na adolescência, obesidade e verminoses, sempre a partir da discussão com a comunidade escolar.
Além de Itabuna, Rui Costa, desde que assumiu, também visitou unidades de ensino da rede estadual nos municípios de Nova Redenção, Itapetinga, Muritiba e Salvador. Na próxima sexta-feira (23/1), o governador, ao lado do secretário Osvaldo Barreto, visita o Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Recôncavo II, em Cruz das Almas, a 146 km de Salvador. Já no sábado (24/01), é a vez da comunidade escolar do Colégio Estadual Manoel José de Andrade, em Planaltino, a 322 km da capital baiana, receber o chefe do executivo e o gestor da Secretaria da Educação do Estado.
Notícias Relacionadas
-
Uesb abre inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2025.1
-
Governador fortalece diálogo com universidades estaduais e encaminha projetos de melhorias e reajustes à Alba
-
Feeba empossa nova coordenação com solenidade, na Secretaria da Educação da Bahia
-
Partiu Estágio convoca 1.503 universitários para atuar no Estado
-
Internos do Complexo da Mata Escura participam do segundo aulão preparatório para o Enem-PPL 2024
-
Gestores escolares do NTE 26 se reúnem no IAT para discutir estratégias de prevenção e combate ao assédio
-
Abertura da 3ª edição do Deputado Jovem Baiano reúne 63 estudantes na Alba para vivência legislativa