Governador visita escola onde estudou e reforça pacto pela educação

O governador da Bahia visitou na manhã desta segunda-feira (12) o Colégio Estadual Luiz Tarquínio, no bairro de Boa Viagem, em Salvador. Na escola onde concluiu o ensino fundamental, ele reafirmou o compromisso de visitar unidades na capital e no interior como forma de se aproximar da situação das escolas e ampliar os investimentos na educação, área prioritária do Governo do Estado.

Durante a visita, o governador percorreu salas de aula, laboratórios, biblioteca, refeitório e outros espaços da instituição. No auditório, ele foi homenageado com apresentações musicais, uma placa comemorativa e cópia do histórico escolar. Em seguida, falou da emoção de retornar à escola onde estudou e convocou alunos, professores e familiares a se mobilizarem em torno do Pacto pela Educação.

"Aqui se realiza de fato a educação e eu quero contar com todos na grande mobilização entre famílias, professores e jovens para melhorar a educação no estado, reconhecendo o que temos de positivo e corrigindo o que está faltando ou não está funcionando", afirmou Costa.

Concurso

Na ocasião, o governador voltou a anunciar a realização de um concurso público ainda este ano para o preenchimento de vagas de atualmente ocupadas por professores contratados por meio de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e prestadores de serviço. No encontro, ele abordou projetos para a informatização das escolas e a ampliação da oferta de vagas de educação de tempo integral na rede estadual.

Participaram da visita o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, e a cantora Margareth Menezes, também ex-aluna do Luiz Tarquínio. O secretário, afirmou que há uma simbologia para as ações de melhoria na área de educação. Margareth Menezes lembrou os tempos de escola e dos primeiros contatos com a arte, por meio de aulas de música e teatro no Luiz Tarquínio. “A escola tem essa função de transformar a vida do jovem e de sua família, dando mais oportunidade para que eles cheguem à universidade”.

Referência em educação integral, o Colégio Luiz Tarquínio atende 750 alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O governador Rui Costa estudou no então Centro Integrado de Educação Luiz Tarquínio entre 1974 e 1978, quando cursou da 5ª a 8ª séries.

A visita do governador serviu de estímulo para alunos como Thiago Silva Oliveira. “Saber da história dele pode dar um incentivo não só na educação, mas em nossa futura vida profissional”. Desde que assumiu o governo, Costa visitou escolas da rede estadual de ensino nos municípios de Nova Redenção, Itapetinga e Muritiba.

Fonte: Secom