Governo da Bahia anuncia entrega de mais de 78 mil tablets para escolas e ações para fomentar a produção científica

Fotos: Amanda Chung
Durante a cerimônia da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (21ª SNCT), realizada na tarde desta sexta-feira (18), no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC Bahia), o Governo do Estado anunciou a entrega de mais 78 mil tablets para escolas da rede estadual. Também foi autorizada a publicação da homologação da Resolução CEE-BA nº 162/2024, que define as Diretrizes Curriculares para a Educação Científica no Estado, visando alinhar o currículo escolar às demandas contemporâneas e incentivar a produção científica nas escolas.

“Uma agenda de encerramento de um ciclo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aqui na Bahia. A Secti [Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação] percorreu o estado fazendo agendas em quilombos, em aldeias, em escolas, escolas rurais, dialogando inclusive com empresários, com empreendedores, tentando mostrar que a ciência está no dia a dia da gente. Aproveitamos e fizemos entregas, por exemplo, entrega de tablets para que os estudantes da rede estadual possam ter facilidade de acessar tecnologias”, destacou o governador.

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, explica que, além de equipar as unidades com tecnologia para fortaleçer a inclusão digital e promover uma educação pública mais moderna e acessível para os estudantes, essas iniciativas têm como objetivo fortalecer a produção científica na Educação Básica e no Ensino Superior. “Esta é uma entrega muito significativa para a Bahia. Nossos estudantes estão produzindo ciências e a gente consegue ver isso aqui, na prática, visitando vários estandes com produção dos estudantes e vendo eles serem premiados em feiras internacionais. Este é um momento muito especial para nós, porque a gente aqui consegue ver concretamente essa produção. E, para coroar todo esse processo, hoje estamos homologando a resolução da Iniciação Científica na Educação Básica e Superior da Bahia, construída entre a Secretaria da Educação, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação e coordenada pelo Conselho Estadual da Educação, para que a gente possa implementar e dar mais visibilidade à ciência e à inovação”, destacou.

No início de 2023, o Estado  entregou 148 mil tablets para os estudantes do 2° ano do Ensino Médio. Nesta a segunda etapa, serão distribuídos 78.647 aparelhos, sendo 55.858 destinados aos estudantes da 1ª série do Ensino Médio nas regiões Metropolitana de Salvador,  Portal do Sertão, Recôncavo, Litoral Norte e Agreste Baiano, e 22.789 para as unidades escolares dos 27 Territórios de Identidade, para que os professores possam utilizar como Diário de Classe Digital nas escolas. A iniciativa integra o conjunto de ações do Governo do Estado para melhorar a infraestrutura das escolas e garantir que a comunidade escolar tenha ferramentas adequadas para desenvolver suas habilidades no mundo digital, especialmente em um cenário de transformação tecnológica acelerada.

Maria Eduarda Santos Souza, 18 anos , estudante do 3º ano do Colégio Estadual de Tempo Integral de Casa Nova, no município de Casa Nova, expressou entusiasmo com a iniciativa. “É muito significativo participar deste evento. Aqui estão acontecendo várias trocas com pessoas de diferentes lugares. Nós estamos apresentando o nosso projeto intitulado 'Pomada anti-inflamatória à base da umburana de cheiro' e falando de muitas plantas da nossa caatinga, que tem vários princípios ativos e que são muito importantes para a saúde. Hoje, também, está acontecendo a entrega dos tablets para estudantes da rede pública, algo muito necessário, pois assim vão conseguir desenvolver melhor os estudos e se beneficiar com essa tecnologia que muitos não possuem”.

Fernanda Pereira de Brito, professora de Química e orientadora do Clube de Ciência Orbitz, do Colégio Estadual da Bahia Central, comentou sobre o impacto dessa iniciativa. "Esses tablets vão transformar a maneira como os alunos se envolvem com a ciência. Eles servirão para fomentar o acesso a mais estudantes e acredito que, assim, os professores poderão sentir mais confiança em utilizar esse mecanismo para trabalhar com eles. Como professora de Iniciação Científica, vejo o quanto o acesso à tecnologia pode enriquecer os projetos e estimular a curiosidade científica dos estudantes. Será uma ferramenta fundamental para que possam realizar pesquisas, acessar conteúdos de qualidade e desenvolver projetos mais inovadores".

Assinaturas e autorizações

Durante o evento, o governador autorizou a publicação da homologação da Resolução CEE-BA 162/2024, que estabelece as diretrizes curriculares para a educação científica nas instituições de ensino que integram o sistema estadual. A iniciativa visa aprimorar a formação dos estudantes, promovendo uma educação mais integrada e de qualidade, que estimule o pensamento crítico e a curiosidade científica, preparando melhor os jovens para os desafios do futuro.

O governador também assinou um convênio autorizando a ampliação e modernização do Centro Multiusuário de Análises Integradas em Agricultura, Alimentos, Saúde e Meio Ambiente (CEMA). O objetivo é apoiar a infraestrutura de pesquisa no Brasil, por meio da aquisição de equipamentos e adaptações de espaços físicos. O investimento total é de mais de R$ 6 milhões. Os municípios beneficiados pelo convênio incluem Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, e a duração do projeto será de 36 meses.

Além disso, foi assinado um convênio para a ampliação da infraestrutura de pesquisa da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com um investimento de aproximadamente R$ 9,7 milhões, beneficiando o município de Ilhéus e também com duração de 36 meses.

Fonte: Ascom SEC, com informações de Joci Santana/GOVBA