Governo da Bahia autoriza reforma de escola em Potiraguá

Palavras-chave:
O governador Rui Costa e o secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, autorizaram, neste sábado (8), a reforma do Colégio Estadual Democrático Anísio Teixeira, durante visita à unidade escolar em Potiraguá. “Eu já visitei 230 escolas, entre estaduais e municipais. Faço isto porque acredito que as nossas decisões são tomadas de acordo com aquilo que conhecemos. Então, converso com diretores, professores, alunos e descubro o que é preciso. Então, estamos reformando mais de 200 escolas. Todas as que visitei estão recebendo melhorias, quadras poliesportivas, sendo reformadas”, disse o governador.
 
Pinheiro destacou que a reforma da escola será um passo importante para a melhoria da qualidade da aprendizagem, mas que o principal para a escola é a transformação do eixo pedagógico. "Estamos investindo forte para que todas as escolas tenham coordenadores pedagógicos, na formação de educadores, na diversificação de oferta de cursos, além das parcerias que vamos estabelecendo com o Google, Sistema S, universidades e institutos federais, tudo com o foco na garantia do aprendizado e do ambiente escolar ", destacou o secretário. Ele também falou da prioridade que o governo da Bahia vem dando à Educação.
 
O secretário acrescentou que a comunidade escolar do Colégio Democrático Anísio Teixeira também está sendo beneficiada com o coordenador pedagógico.“Este colégio, que não tinha coordenação pedagógica, ganha hoje também um coordenador pedagógico. A meta é que todos os colégios do Estado tenham coordenação pedagógica até o final deste ano”.
 
Economia e turismo
 
O turismo e o trânsito de mercadorias entre o sul, o sudeste e o oeste da Bahia também serão fortalecidos com a recuperação de quase 60 quilômetros da BA-680, no trecho entre os entroncamentos com a BA-270, em Potiraguá, e com a BR-101. A obra, autorizada pelo governador Rui Costa neste sábado (8), no município de Potiraguá, vai beneficiar mais de 100 mil habitantes também dos municípios de Itarantim, Macarani, Maiquinique e Itapetinga. Na ocasião, Rui e o secretário da Educação, Walter Pinheiro, autorizaram a reforma do Colégio Estadual Anísio Teixeira, que foi visitado por eles.
 
 
Rui informou que, só nesta semana, foram autorizadas as recuperações de três estradas baianas. “O maior investimento é nesta de Potiraguá, são R$ 27 milhões. Este valor dá quase dois anos de arrecadação do município. Esta obra resulta da nossa concepção de que a Bahia é grande, mas precisa estar com a infraestrutura em dia para levar desenvolvimento e emprego para todos os cantos”. Segundo ele, a obra beneficia também a arrecadação. “O imposto sobre serviço desta obra também é recolhido aqui, beneficiando os moradores”. 
 
 
Para o secretário da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, a BA-680 é importante porque interliga todo o extremo-sul à BR-101, atendendo quem sai de Vitória da Conquista, Itapetinga, Barreiras, Brasília ou do estado de Tocantins. “Para quem vem destas regiões, é o caminho mais perto para chegar a Porto Seguro. É importante também para escoar a produção local, que é muito forte na pecuária. Estamos caminhando aos 5,5 mil quilômetros de estradas recuperadas até o final dos próximos dois anos”, acrescentou. 
 
A carne, o leite, o queijo, o iogurte, além da feira municipal, toda a economia local gira em torno da produção rural, especialmente da pecuária. Motorista de caminhão Suel dos Santos, visita as fazendas que margeiam a BA-680 todos os dias, para levar o leite até a sede de Potiraguá, onde o produto é vendido. “Já fique das 7h ao meio-dia com fome, com o carro quebrado. Arrumando a estrada melhora muita coisa. O carro não vai quebrar mais. Com a estrada boa não corremos risco de o leite estragar, e não precisamos sair tão cedo, porque a viagem não atrasa”. 
 
O turismo é outro segmento para o qual a rodovia é fundamental. Diretor de uma rede multinacional, Antônio Aucélio, de Brasília, levou a esposa até Porto Seguro, em uma viagem de passeio. Passando pela BA-680, ele elogiou a iniciativa de pavimentação. “Para nós, que somos usuários, a recuperação da estrada é fundamental, porque incentiva o comércio local e o turismo fica mais fácil. Pessoas que visitam constantemente a cidade vão ter uma estrutura melhor”.
 
*Com informações da Secom

Notícias Relacionadas