Governo da Bahia e Sistema S celebram parceria de fortalecimento da política da Educação Profissional

Fotos: Suâmi Dias / Ascom SEC
Com o objetivo de celebrar a parceria do Programa Educar para Trabalhar entre o Governo da Bahia e o Sistema Nacional de Aprendizagem (SENAR, SENAC, SENAI), a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta sexta-feira (23), um encontro “Educar para Trabalhar: fortalecimento da política de Educação Profissional e Tecnológica para o mundo do trabalho”. Transmitida do Salão Nobre do SENAC - Casa do Comércio, através do Canal Educação Bahia do YouTube, a atividade evidenciou a ação conjunta para a qualificação profissional de 200 mil jovens e adultos. Participaram o subsecretário Danilo Souza; o ex- ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes; e representantes do Sistema S.

O subsecretário Danilo destacou o compromisso social de formação profissional e curricular integrada para o fortalecimento da política de Educação Profissional no Estado e de inclusão socioeducacional. “Educar para Trabalhar é uma necessidade de uma importância pedagógica e constitutiva do universo desses jovens. E a ideia do governador Rui Costa com este programa foi aproximar do Sistema S, que tem referencial, qualidade técnica e capacidade de oferecer educação de qualidade para o mundo do trabalho”, disse o gestor, acompanhado do superintende da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Whestphal, e do coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes.

O ex-ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes, que fez uma palestra sobre “Desafios contemporâneos da Educação na formação profissional e inserção no mundo do trabalho”, destacou a importância da parceria do governo do Estado e Sistema S. “Este tema é de extrema importância, tanto do ponto de vista do desenvolvimento econômico, como também educacional. Quando falamos de desafios contemporâneos da Educação na formação profissional e inserção no mundo do trabalho, estamos falando dos desafios que chamamos as competências do século XXI”.

O presidente do Sistema Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia), Carlos de Souza Andrade, falou sobre a parceria. “Entendemos que o Educar para Trabalhar é uma missão de todos nós: governo do Estado e empresários da indústria, do comércio e da agricultura. Só educando teremos uma mão de obra pronta para ingressar no mercado de trabalho”. O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, falou da necessidade deste programa para jovens, empresas e sociedade em parceria com entidades que sabem preparar as pessoas para o ambiente de trabalho”. O presidente do Conselho Administrativo do SENAR-BA, Humberto Miranda, ressaltou que “Educar para Trabalhar são duas palavras de significado forte para o momento que o país atravessa de grave crise de saúde pública e econômica”. Tambem marcaram presença os estudantes Davi Jr. e Lucivania Sacramento, do Centro Estadual de Educacao Profissional em Música, que fizeram uma apresentação instrumental.

Educar para Trabalhar – O Programa Educar para Trabalhar é uma ação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e tem como objetivo ofertar, gratuitamente, 200 mil vagas em cursos de qualificação profissional distribuídas em 44 cursos de 10 Eixos tecnológicos, na modalidade Educação à distância (EAD), de Formação Inicial e Continuada (FIC). A iniciativa integra as políticas públicas de assistência estudantil do Governo da Bahia, no âmbito do Programa Estado Solidário. Assim, e visa atender à demanda do setor produtivo e potencializar a empregabilidade e inclusão produtiva do estudante regularmente matriculado no Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual de ensino. Os cursos ofertados terão duração média de três a cinco meses.