Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Governo do Estado cria novos Centros de Educação Profissional
Novos Centros de Educação Profissional estão sendo implantados no interior da Bahia. De acordo com a portaria nº 9.356/2014, publicada nesta quarta-feira (22/10), no Diário Oficial do Estado, o Colégio Estadual João Campos, em Riachão do Jacuípe, foi transformado em Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe II João Campos (Cetep), o Colégio Estadual Jubilino Cunegundes, em Morro do Chapéu, passa a ser chamado Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde, Meio Ambiente e Recursos Naturais do Centro Baiano Jubilino Cunegundes (Ceep) e o Colégio Estadual Reinaldo Teixeira Braga, em Xique-Xique, foi transformado em Ceep em Recursos Naturais do Centro Baiano.
Com estas implantações, a rede estadual de Educação Profissional da Bahia passa a ter 71 Centros de Educação Profissional, sendo 38 Estaduais e 33 Territoriais, distribuídos nos 27 Territórios de Identidade. Assim como os demais, os novos Centros têm o objetivo de promover a elevação da escolaridade, qualificação e formação profissional de jovens e trabalhadores para a inserção cidadã no mundo do trabalho, por meio de uma política pública de Estado para a Educação Profissional na Bahia vinculada às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental nos territórios e cadeias socioprodutivas locais.
Maria Gorete de Miranda Alves, diretora do Ceep em Recursos Naturais do Centro Baiano, em Xique-Xique, destaca os benefícios que o novo Centro vai trazer para os jovens e trabalhadores do território. “Com a transformação da unidade escolar em Centro, teremos condições de ofertar outros cursos e ampliar o número de vagas, oportunizando à nossa comunidade qualificação necessária para atender as necessidades do nosso território”, disse a diretora.
Gilvan Ribeiro dos Santos, 34 anos, estudante do curso técnico em Pesca, pai de Aiane, 18, também estudante do Ceep, no curso técnico em Agropecuária, e representante do Colegiado de Pais na unidade escolar, comemora a vitória. “É uma alegria enorme ter o Centro instalado aqui. Com ele, nosso povo terá ainda mais oportunidade de se desenvolver profissionalmente e continuar morando aqui, junto da família”, afirmou.
Qualificação – Maria do Rosário Mascarenhas de Almeida, diretora do Cetep da Bacia do Jacuípe II João Campos, em Riachão do Jacuípe, também considera o Centro importante para potencializar ainda mais o desenvolvimento no Território. “Juntamente com o Cetep da Bacia do Jacuípe, que fica em Ipirá, abriremos as portas para os nossos jovens e trabalhadores, com qualificação profissional adequada, para que todos possam ter melhores perspectivas em suas vidas. É um benefício que fará muita diferença para o Território. Nossa comunidade tem muito a ganhar”, comemora.
Janeide Aparecida Santana de Oliveira, 39 anos, é estudante do curso técnico em Agropecuária, do Centro. Ela considera que trata-se de uma nova etapa na vida da comunidade, inclusive no futuro da sua família. “Tenho dois filhos. Um de seis anos e um bebê, de seis meses. Eles terão mais oportunidade de estudo do que eu tive. Sempre lidei com a terra, sou trabalhadora rural, sabia a prática, mas nada de teoria, da história da minha profissão. Encontrei na escola novos conhecimentos. Tenho uma outra visão sobre a realidade da agricultura familiar no Estado, sobre as possibilidades que temos de atuação, sobre o que é a vida. É um momento de mudança e de esperança de um futuro melhor”, disse.
Já Milena Paula de Moura Bispo, diretora do Ceep em Saúde, Meio Ambiente e Recursos Naturais, do Centro Baiano Jubilino Cunegundes, que fica em Morro do Chapéu, também comemora as novas possibilidades. “É uma vitória, um momento que marca a mudança de vida dos nossos jovens e trabalhadores que terão ainda mais formação para atuarem nas empresas da região, para montar seu próprio negócio e aplicar os conhecimentos construídos na própria comunidade”, explicou.
Notícias Relacionadas
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec