Grupo de trabalho e estudos busca aprimorar atividades do Paip

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Acontece nesta quinta-feira (24/10), das 15h às 17h30, na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, mais uma reunião do Grupo de Trabalho e Estudo do Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (GTE/Paip). No encontro, serão discutidos temas relacionados à aplicação da avaliação do projeto Gestar na Escola.

O grupo permanente, iniciado em fevereiro, busca desenvolver atividades de estudo e trabalho, no intuito de aprimorar as ações de acompanhamento do Paip e a qualificação das orientações pedagógicas nas escolas da rede estadual de ensino. “Ele atua em duas vertentes: como um grupo de trabalho para discutir as tarefas relacionadas ao Paip e como um grupo de estudos de questões pedagógicas, constituindo-se como um espaço de formação continuada”, explicou uma das coordenadoras do grupo, Mônica Torres.

A partir do fortalecimento dos fundamentos pedagógicos, educativos e legais da educação básica, consolida-se uma estratégia de multiplicação de conhecimentos por meio dos técnicos do Paip. “Se os técnicos do Paip estão qualificados para o acompanhamento dos Núcleos Regionais do Paip (Nupaip), esses Nupaip estarão qualificados para o trabalho na escola”, frisou Mônica Torres, ressaltando que esse movimento reflete na melhoria do ensino e da aprendizagem.

Programação – Além da discussão sobre o Gestar, os próximos encontros do grupo, que também se reúne às terças-feiras, das 18h às 21h, serão pautados por temas vinculados à educação, gestão, avaliação da aprendizagem e planejamento pedagógico com foco nos níveis e modalidades da educação básica. Na última terça-feira (22/10), a reunião do GTE/Paip contou com a participação especial do professor Cláudio Orlando, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, que falou sobre currículo, concepções e operacionalização, com foco nas escolas da educação integral.

De acordo com Ana Lúcia Gomes da Silva, diretora da Educação Básica da Secretaria da Educação, a ação do GTE/Paip é articulada com a coordenação de educação integral para o acompanhamento específico nas escolas que estão implementando a política de educação integral na rede estadual. “É um estudo permanente, que percebe como as oficinas estão sendo realizadas e como se dá o diálogo no fortalecimento da aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento”, acrescenta.

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