Guanambi sedia consulta pública do PPA na quinta-feira (12)

Guanambi sedia na quinta-feira (12), a consulta pública do PPA Participativo 2012-2015 (PPA-P). A atividade acontece a partir das 8h, no Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, na Avenida Barão do Rio Branco, s/n, São Francisco e terá o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, na condução da abertura dos trabalhos.

O PPA-P é uma estratégia utilizada pelo governo para apresentar à sociedade suas diretrizes estratégicas e ouvir o que a sociedade tem a dizer, quais são as suas necessidades, seus problemas e suas sugestões. O PPA-P subsidiará a elaboração do Plano Plurianual e é coordenado pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan), Relações Institucionais (Sedir) e  Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

Para o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, “o governo marca sua gestão democratizando as relações sociais no estado” e o PPA Participativo reflete isso na prática. Osvaldo Barreto também convida a população do território do Sertão Produtivo à reflexão. “Peço que vocês olhem para os municípios, mas pensem também no território. Olhem também por aqueles que não têm representação. São os que mais precisam”, enfatiza.

A participação popular será viabilizada pelo uso de diversos canais de atendimento para o cidadão contribuir com a construção do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015. Além das plenárias, que ocorrerão entre os meses de abril e maio nos Territórios de Identidade, o cidadão pode participar por meio da Internet – no site, pelo telefone da Ouvidoria (0800-284-0011), nos SAC’s e Centros Digitais de Cidadania (CDC’s) em todo o Estado.

O Plano Plurianual (PPA) é o planejamento do governo para quatro anos. Nele estão definidas as diretrizes, objetivos e metas que serão detalhadas posteriormente nas Leis Orçamentárias Anuais. Com este documento, o governo estabelece suas prioridades e sabe como gastar melhor os recursos públicos.

O PPA é um planejamento de médio prazo, que traça o caminho para alcançar as metas previstas para o Plano de Desenvolvimento Bahia 2023, documento que planejamento de longo prazo para a Bahia, tendo em vista a comemoração dos 200 anos de independência do Estado.

“O Plano de Desenvolvimento Bahia 2023 surge do entendimento que é importante que o governo saiba aonde pretende chegar nos próximos anos, para que o caminho a ser empreendido durante sua administração tenha um sentido, um eixo pré-estabelecido. Esse caminho se constrói pela fundamentação da análise de tendências e em valores com os quais o governo declarará os problemas a serem enfrentados, objetivando vencer os obstáculos interpostos entre a realidade atual e o futuro perseguido”, enfatiza o secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro.

Além de Guanambi, compõem o território do Sertão Produtivo os municípios de Brumado, Caculé, Caetité, Candiba, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Ibiassucê, Ituaçu, Iuiú, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu e Urandi.

O quê: Plenária do PPA Participativo 2012-2015
Onde: Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães