I Encontro Gerencial Itinerante do EMITec discute ações pedagógicas do programa

A uniformização de procedimentos e ações pedagógicas do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) é o objetivo o I Encontro Gerencial Itinerante do EMITec, que acontece nos dias 12 e 13 de agosto, das 8h às 18h. O evento vai ocorrer, simultaneamente, em oito Diretorias Regionais (Direc) de Educação: Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Irecê, Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa, Ibotirama e Barreiras. Na abertura, um vídeo será transmitido aos participantes com as boas-vindas do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, que falará, também, sobre a importância do trabalho do EMITec para uma educação pública de qualidade.

“Esse será o primeiro momento presencial que teremos com nossos mais de 800 mediadores em todo o Estado. Esse encontro servirá para uma maior aproximação entre eles, que poderão tirar dúvidas em relação ao trabalho que realizamos e, sobretudo, compreender e apropriar-se da estrutura e dinâmica do programa, instrumentalizando os mediadores e demais colaboradores para uso da tecnológica educacional”, destaca Letícia Machado, coordenadora executiva do EMITec, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Conteúdo – Durante o encontro, haverá plenárias focadas na temática educação mediada pele tecnologia, destacando as atribuições dos coordenadores locais e mediadores do EMITec, o sistema de avaliação, a interface do programa com o Avalie (Avaliação Externa do Ensino Médio) e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e apresentação do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). No encerramento, os participantes irão construir a Carta Gerencial: desafios e perspectivas do EMITec para 2014 e farão uma avaliação do evento.

Além dos mediadores e coordenadores, participam diretores de escola (de vinculação e anexas) e representantes de Direc, bem como secretários municipais de Educação. “Em cada polo, teremos dois profissionais da equipe pedagógica do EMITec e um parceiro do Paip (Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica na Rede Estadual de Ensino do Estado da Bahia) que, juntos com a equipe local, vão se debruçar  nas questões pedagógicas e administrativas para o bom funcionamento do programa de intermediação tecnológica nas telessalas, que, diariamente, recepcionam os estudantes”, afirma Letícia Machado.

Inclusão educacional – O programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec)  se constitui como alternativa pedagógica para articular aos alunos da rede estadual o que acontece no mundo com os acontecimentos regionais, visando à inclusão educacional. Desta forma, em áreas longínquas, onde era remota a possibilidade de levar a oferta educacional, acontecem as mediações de conteúdos educacionais em sala-estúdio, implantada no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.

O EMITec atende, atualmente, a 15.838 estudantes, com 660 telessalas, em 140 municípios. As aulas são transmitidas, via satélite, em tempo real, com mediadores em cada sala das escolas. Pioneiro na região Nordeste, o EMITec está de acordo com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Orientações Curriculares Estaduais para o Ensino Médio e o documento Princípios e Eixos da Educação na Bahia.