IAT tem programação especial para celebrar os 40 anos de atividade

Palavras-chave:
Foto: Ilustrativa IAT
Referência nacional na formação de profissionais da Educação, o Instituto Anísio Teixeira comemora, na próxima quinta-feira (1º), 40 anos de existência. Para marcar a quarta década de existência, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realiza o seminário "IAT 40 anos", que traz uma vasta programação com palestras e mesas-redondas, com temáticas que levantam diálogos sobre a formação dos profissionais da Educação, inovações e tecnologias educacionais e, também, a produção e difusão do conhecimento.
 
A palestra magna será proferida por Roseli de Deus Lopes, da Universidade de São Paulo (USP), com a temática "Inovar na formação para formar cidadãos protagonistas de sua história". Nas mesas-redondas estão confirmadas as participações de Denise Guerra (UFBA), João Danilo (FEE-BA), Lynn Alves (UFBA) e Thaìs Eastwood, da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), entre outros nomes importantes da Educação baiana e nacional.
 
Ainda como parte das ações comemorativas pela passagem dos seus 40 anos de fundação, o IAT promoverá, também no dia 1º de junho, na sua sede, exposições interativas com itens como totens, que exibirão fotografias antigas e atuais das ações e dos eventos do IAT e vídeos com depoimentos de pessoas que fizeram parte da história do Instituto, Datawall, painel para convidados com fotos Polaroid, QR Code gigante, para que as pessoas possam dar depoimentos sobre o IAT, Timeline Interativa, com a linha do tempo do Instituto Anísio Teixeira, e um painel contando o que era história em 1983, ano de fundação do IAT.
 
Considerado a "Casa dos Educadores da Bahia" o Instituto Anísio Teixeira marcou a vida de muitos educadores. "Nesses anos que estou no IAT pude perceber que educadores de todos os cantos da Bahia, sejam da rede estadual, das municipais e até mesmo da privada, falam com muito carinho deste Instituto e de como ele foi importante para a carreira profissional delas", conta Iuri Rubim, diretor-geral em exercício do IAT.
  
"Meu desejo é que o IAT possa ter novos 40 anos, que continue impactando positivamente a vida dos profissionais e, claro, continue se conectando com as inovações e novas tecnologias para fortalecer ainda mais a educação baiana", completou.
 
Órgão em regime especial de administração direta da Secretaria Estadual da Educação da Bahia, o IAT se dedicou, ao longo dos últimos 40 anos, ao desenvolvimento de ações que viabilizam e disseminam pesquisas, experimentos e inovações pedagógicas na escola, com foco na construção de saberes, na formação de recursos humanos na área de educação e na melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. 
 
Fundado em 1983, o instituto, que leva o nome do educador Anísio Teixeira, um dos maiores educadores que o Brasil já teve, se destaca pela sua atuação na formação de educadores, produção e difusão de conhecimento e uso da criatividade, inovação e tecnologia como instrumentos de aprendizado e desenvolvimento de ações que promovam a qualificação da Educação pública na Bahia.

Notícias Relacionadas