ICEIA ganhará Fábrica-Escola do Espetáculo

Palavras-chave:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaías Alves (antigo ICEIA), que foi totalmente reformado, ganhará a Fábrica-Escola do Espetáculo. A Fábrica irá proporcionar uma formação teórico-prática aos estudantes da Educação Profissional no Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Design e dos cursos PRONATEC da área cultural. Para a implementação da fábrica, as secretarias estaduais da Educação e da Cultura assinaram, um protocolo de intenções, durante o XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018, sediado no ICEIA durante esta semana.
 
A cooperação técnica, científica e cultural entre as secretarias prevê a transferência de conhecimentos, através do intercâmbio técnico-metodológico ampliando a qualificação para estudantes e profissionais, que poderão atuar em diversas áreas da Engenharia do Espetáculo. O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, disse que as parcerias com outras secretarias e organismos têm sido estabelecidas para fortalecer o eixo pedagógico das escolas.
 
“Reabrimos o ICEIA nesta semana com um dos maiores eventos mundiais voltados para a Educação e agora temos uma unidade escolar com uma nova concepção pedagógica, pois o ICEIA terá multi frentes, vários cursos, entre os quais o técnico em Teatro, para aproveitar toda a potencialidade deste Centro de eventos, que conta com este Teatro, com capacidade para mil pessoas, além de ofertar cursos em outras áreas, como ciência da computação e formação de professores, agregando várias ações voltadas para fortalecer o eixo pedagógico das escolas”, afirmou Pinheiro.
 
A secretária da Cultura, Arany Santana, frisou que projetos conjuntos entre a Educação e a Cultura têm sido incentivados no Estado. “O Governo da Bahia tem ampliado cada vez mais o reconhecimento de que cultura e educação caminham sempre lado a lado, por isso tem apostado em projetos partilhados entre as duas secretarias. Dessa importante parceria surgiram as Escolas Culturais por todo o estado, e agora, a Fábrica-Escola do Espetáculo. Tenho certeza de que este projeto será de grande impacto na formação dos estudantes participantes, e que no futuro eles poderão retribuir esta oportunidade, contribuindo por meio de seu trabalho com o estado e com a sociedade”, disse.
 
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio Netto, disse que a oferta de cursos técnicos do Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design vem sendo ampliada na rede estadual, sendo uma das ações do Projeto Escolas Culturais. Segundo ele, no ano letivo de 2018, a rede estadual ampliou a oferta em mais de 14 cursos só neste eixo, o dobro em relação a 2017. Com isso, a oferta passou de cinco para 16 Territórios de Identidade e de oito para 22 municípios alcançados. Durval falou sobre o significado desta ação com a SECULT. “Este protocolo com a SECULT fortalecerá, ainda mais, a oferta deste eixo cultural em uma cidade com uma rica diversidade e ementos identitários culturais muito próprios como Salvador. Além disso, aproveitará todo o potencial deste novo ICEIA, que conta com uma estrutura adequada para a implantação da Fábrica-Escola do Espetáculo, que servirá de laboratório para os estudantes dos cursos técnicos deste eixo e, também, promoverá a integração com a comunidade”, afirmou.
 
Sobre o novo ICEIA - Mais do que a recuperação da parte física, o ICEIA - que foi a primeira Escola Normal da Bahia, criada pela Lei nº 37, publicada no dia 14 de abril de 1836, sendo implantada no bairro do Barbalho, em 1939, onde permanece até hoje - volta a ter um papel de destaque na formação e na integração com a cidade. É que além de continuar a ofertar cursos técnicos de nível médio voltados para formação profissionais dos estudantes, o ICEIA ofertará novos cursos, em parcerias com instituições públicas para oportunizar o acesso dos estudantes ao Ensino Superior e passa a abrigar um Centro de Formação e Eventos, que oferecerá cursos nas diversas áreas do conhecimento, principalmente, vinculados às artes e que estará aberto para a comunidade.

Notícias Relacionadas