Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
ICEIA terá novo papel pedagógico na formação dos estudantes e na integração com a comunidade
Com 182 anos de história, o Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA), que foi totalmente reformado, será entregue à população baiana dentro das atividades do XIX Encontro Internacional Virtual Educa, que vai reunir, desta segunda (04) até sexta-feira (8), a comunidade acadêmica da América Latina, Caribe e África, para discutir a Educação no século XXI. Denominado agora de Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves, a unidade da rede estadual de ensino passou por uma completa recuperação da estrutura física, que é composta por cinco pavilhões, 45 salas de aula e um teatro com capacidade para mil pessoas.
Mais do que a recuperação da parte física, o ICEIA - que foi a primeira Escola Normal da Bahia, criada pela Lei nº 37, publicada no dia 14 de abril de 1836, sendo implantada no bairro do Barbalho, em 1939, onde permanece até hoje - voltará a ter um papel de destaque na formação e na integração com a cidade. É que além de continuar a ofertar cursos técnicos de nível médio voltados para formação profissionais dos estudantes, o ICEIA ofertará novos cursos, em parcerias com instituições públicas para oportunizar o acesso dos estudantes ao Ensino Superior e abrigará um Centro de Formação e Eventos, que oferecerá cursos nas diversas áreas do conhecimento, principalmente, vinculados às artes e que estará aberto para a comunidade.
Esta concepção, segundo o secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, visa resgatar toda a contribuição e a vocação históricas desta unidade de ensino que faz parte do processo educacional dos baianos. “Eu não estudei aqui, mas a minha esposa estudou e está me mandando várias fotos com a farda da época dela. Isso mostra o quanto o ICEIA faz parte da vida dos baianos, inclusive da minha. Embora eu não tenha estudado no ICEIA, fizemos aqui vários encontros, vários movimentos. Durante anos e anos fizemos aqui encontros dos movimentos sociais, das manifestações culturais, dos eventos de pró-fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Enfim, participamos de diversos encontros aqui no teatro do ICEIA, além de outros eventos que têm a ver com as manifestações culturais desta cidade. Agora, estamos tendo a oportunidade de repaginar este ICEIA e preparando-o para o futuro”, afirmou Pinheiro.
Outra novidade anunciada pelo secretário refere-se a parcerias com instituições de Ensino Superior, para possibilitar que o estudante faça, no próprio ICEIA, a transição para a faculdade. “Este é o chamado novo itinerário do Ensino Médio, com o curso de tecnólogo. Portanto, aqui dentro do ICEIA, teremos a participação de instituições de nível superior que vamos fazer o ritual de passagem, ou seja, o estudante estuda o Ensino Médio e a Educação Profissional, depois fará mais dois anos e ele terá o curso de tecnólogo. Se ele quiser dar sequência, ele fará mais dois anos, nestas mesmas universidades, a UNEB, o Instituto Federal ou Cimatec que terão parceria aqui com a gente, e o estudante poderá fazer o curso pleno. Portanto esta será uma opção que será dada ao estudante neste novo itinerário do Ensino Médio para a gente ir fazendo a certificação por etapa e, ao mesmo tempo, o aperfeiçoamento de matérias que serão adotadas no Ensino Médio e que poderão ser aproveitadas no Ensino Superior. Vamos entregar o projeto em conjunto SEC, UNEB e Cimatec, ao MEC para que, já em agosto, a gente comece a experimentar os primeiros cursos na área de Tecnologia da Informação e depois no mundo das Artes”, afirmou.
Com o tema “Educação para transformar a sociedade em um espaço multicultural único”, o Virtual Educa reunirá grandes personalidades da área de Educação do Brasil, da América Latina, do Caribe e da África. A programação constará de apresentações de trabalhos acadêmicos de educadores, estudantes e professores e profissionais da Educação, além de palestras de escritores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, envolvendo a temática da Educação no século XXI e sua interface com a inclusão, a diversidade, o meio ambiente, a inovação, a tecnologia e a formação docente.
Notícias Relacionadas
-
Uesb abre inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2025.1
-
Governador fortalece diálogo com universidades estaduais e encaminha projetos de melhorias e reajustes à Alba
-
Feeba empossa nova coordenação com solenidade, na Secretaria da Educação da Bahia
-
Partiu Estágio convoca 1.503 universitários para atuar no Estado
-
Internos do Complexo da Mata Escura participam do segundo aulão preparatório para o Enem-PPL 2024
-
Gestores escolares do NTE 26 se reúnem no IAT para discutir estratégias de prevenção e combate ao assédio
-
Abertura da 3ª edição do Deputado Jovem Baiano reúne 63 estudantes na Alba para vivência legislativa