Iemanjá, livro e filme baianos premiados no Soterópolis da TVE

Palavras-chave:
O Soterópolis desta quinta-feira (4) conversa com o escritor Itamar Vieira Junior, autor do premiado livro "Torto Arado". E ainda uma entrevista com os diretores do filme “Guerra do Algodão''. A Festa de Iemanjá também ganha destaque com a presença da cineasta Fabíola Aquino, diretora do filme “ Festa de Iemanjá” e da autora do livro “A Rainha do Mar – Quem é Yemanjá no imaginário dos pescadores do Rio Vermelho?”, a baiana Celiana Maria dos Santos . A exibição é às 22h.
 
 
O premiadíssimo “Torto Arado” conta a história de uma comunidade de trabalhadores, em uma fazenda no sertão da Bahia, e é narrada pelas duas irmãs protagonistas. Já o fim é narrado por um espírito que atravessou o Brasil colonial e o período da escravidão, e que tenta intervir na realidade. O Soterópolis conversou com o escritor da obra, o baiano Itamar Vieira, geógrafo e doutor em estudos étnicos africanos. No livro, Itamar deixa os rastros da sua formação, ao incorporar no texto os aspectos da geografia e também das ciências além da sua extrema habilidade narrativa.
 
O filme “Guerra do Algodão” acabou de estrear na Netflix e tem como pano de fundo a história do reencontro entre uma neta, que morava na Alemanha, e sua avó. É a partir deste encontro "forçado" que vão se descortinando questões como o machismo em uma cidade como Salvador. O filme foi eleito “Melhor Filme no Santiago Indie Film Awards” e circulou por festivais importantes mundo afora. O programa conversa com os diretores Cláudio Marques e Marília Hughes sobre o argumento dos filmes, a opção estética e o machismo estrutural apresentado na ficção. 
 
O Soterópolis também destaca a data histórica da nossa cultura, a Festa de Iemanjá. Este ano por conta da pandemia não foi possível acontecer a festa, mas o programa irá relembrar este momento em duas entrevistas. A primeira com Fabíola Aquino, diretora do documentário “Festa de Iemanjá” que narra o surgimento, há quase um século, dessa manifestação que hoje é patrimônio imaterial de Salvador. E em seguida, o destaque é a escritora Celiana Maria dos Santos que escreveu “A Rainha do Mar – Quem é Yemanjá no imaginário dos pescadores do Rio Vermelho?”, uma narrativa que é uma ode à cultura negra, que resgatou o aporte da civilização africana no Brasil.
 
O Soterópolis vai ao ar na TVE às quintas-feiras, às 22h, com reprises às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30.

Notícias Relacionadas