II FLICAN é aberta oficialmente e homenageia luta e resistência do povo de Canudos

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) participou, nesta quinta-feira (8) da abertura da II Feira Literária de Canudos (FLICAN), que segue até sábado (10), de forma virtual, com o tema “O sertão vai virar arte”. Durante três dias, escritores, artistas e pesquisadores vão dialogar sobre os aspectos históricos e míticos da Guerra de Canudos e o impacto desse símbolo de luta e resistência no contexto contemporâneo do país. A Orquestra Sisaleira de Conceição do Coité inaugurou a noite, que contou na mesa oficial com o secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

O secretário Jerônimo Rodrigues falou da importância da Feira Literária de Canudos para a cultura baiana. “Estamos aqui hoje celebrando três dias de festa literária. O regime de colaboração é fundamental para a realização desta festa: universidade, prefeitura, Estado e o governo federal, graças a Lei Aldir Blanc.  Canudos é uma referência, um município do semiárido, demarcado por uma história muito forte e o tema escolhido para esta feira (“O sertão vai virar arte”) é símbolo da força do sertão e da arte. Esta segunda edição da FLICAN já está na história e demarca, mais uma vez, a nossa parceria nesse ambiente cultural e pedagógico e a resistência do povo de Canudos”.

Mediada pelo ator Jackson Costa, a II FLICAN tem na curadoria o professor e pesquisador Luiz Paulo Neiva, que falou da busca de uma edição que contemplasse uma vasta programação, ainda que realizada on-line, por conta da pandemia do Coronavírus. “Estamos aqui virtualmente, contando com milhares de participantes de todo o Brasil, com uma programação diversificada para celebrar o livro, a literatura, a escrita, a música, a fotografia, o teatro e a preservação da memória de Canudos, tão brutalmente destruída no final do século XIX por forças militares”.

Representando a secretária estadual da Cultura, Arany Santana, o presidente da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo falou sobre a importância da realização das feiras literárias na Bahia. “O sucesso das nossas feiras literárias é fruto de uma parceria entre a Fundação Pedro Calmon e a Secretaria da Educação do Estado. Canudos, por si só, é um tema apaixonante, intrigante e é uma das páginas mais marcantes da nossa história. Portanto, a FLICAN já nasceu sendo um sucesso e nesta edição também já chega com uma programação vasta e criativa”.

A Feira Literária de Canudos tem o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon, por meio da Lei Aldir Blanc/Programa Aldir Blanc Bahia. A segunda edição homenageia o historiador José Calasans; o ex-secretário de Educação Edvaldo Boaventura (falecido em 2018); o fotógrafo Evandro Teixeira, autor do livro Canudos 100 anos (1997); e o artista plástico Tripolli Gaudenzi. Toda a programação da feira literária poderá ser conferida, gratuitamente, nos canais do Youtube do Campus Avançado da UNEB em Canudos (www.youtube.com/channel/UCqhzm86LpAdRG0jqMBJ0nEQ) e da Canudos TV (https://www.youtube.com/user/lequinhocriativo).

Participaram ainda da mesa de abertura,  o prefeito de Canudos, Jilson Cardoso e o secretário municipal de Educação, Roberto Gama; o presidente do Instituto Popular Memorial de Canudos, Vanderlei Leite e o reitor da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), José Bites.

>> Confira programação completa no site www.canudos.uneb.br.