Iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça e Secretaria da Educação do Estado realiza casamentos em escolas

Palavras-chave:

O auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado na avenida San Martin, em Salvador, recebeu, nesta quinta-feira (10/4) um público diferente: dez casais de noivos, prontos para a cerimônia coletiva de oficialização da união. A ação faz parte do projeto de Descentralização de Casamentos, que teve início nesta unidade escolar, uma idealização da Corregedoria Geral da Justiça, em parceria com as secretarias estaduais da Educação e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

A iniciativa, que irá se estender para outros quatro prédios escolares da rede estadual de ensino, visa diminuir a distância e o tempo de deslocamento dos nubentes que, até então, tinham que se dirigir ao Fórum das Famílias, em Nazaré, ao lado do Fórum Ruy Barbosa, para a realização do casamento.  Os colégios estaduais de Praia Grande (Periperi), Edvaldo Brandão Correia (Cajazeiras), Vale dos Lagos (São Rafael) e Presidente Costa e Silva (Ribeira) são as demais unidades designadas para receber casamentos, concentrando os processos que tramitam nos cartórios próximos às unidades.

Foto: Leandro Rodrigues/ SJCDH
A diretora de Gestão Descentralizada da Secretaria da Educação do Estado, Euzelinda Dantas, destacou a importância da contribuição da Secretaria neste projeto. “A escola é um espaço da comunidade, integrando família, estudantes e sociedade”, destacou.

O secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, disse que a parceria contribui para a aproximação do judiciário com a comunidade. “Como se trata de uma cerimônia de casamento, quero aproveitar, também, para desejar aos noivos uma ótima vida em comum”. Os desembargadores Eserval Rocha, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), e José Olegário Monção Caldas, corregedor das Comarcas do Interior da Bahia, também estiveram presentes à cerimônia.

Noivos – O recepcionista Anailton Bastos e a técnica de nutrição Jaqueline Lima formavam um dos cinco casais que oficializaram a união, na manhã desta quinta-feira. Visivelmente felizes, eles contaram que se conheceram há apenas quatro meses, no Hospital Ernesto Simões, onde o rapaz trabalha. “Fui visitar a minha avó que estava internada no local e, de cara, vi que tinha conhecido uma pessoa muito boa”, relatou a noiva.

O casal Rosimeire Pereira de Jesus e Jairo Santos de Oliveira também aprovou a parceria da Secretaria da Educação no projeto de Descentralização de Casamentos. “Casar numa escola está sendo melhor, mais organizado, fica mais perto de casa e não tem o tumulto que existia no Fórum”, disse a noiva.

Notícias Relacionadas