Inscrições abertas para curso de aperfeiçoamento para professores e coordenadores pedagógicos

A Secretaria da Educação do Estado reabriu nesta sexta-feira (5/1), às 10h, as inscrições online para o curso “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais”, destinado a professores e coordenadores pedagógicos dos Ensino Fundamental e Médio da rede estadual de ensino. Desenvolvido na modalidade de Educação à Distância (EAD), os educadores têm até 15 de janeiro, às 23h59, para efetuar a inscrição e garantir a vaga (clicando aqui). O curso será iniciado no dia 1° de fevereiro de 2018.
 
O curso é mais uma ação estratégica do Estado para fortalecer o eixo pedagógico das escolas, valorizando a carreira dos educadores, pois os participantes concluintes do curso terão um ganho médio de 14% em seus vencimentos até maio de 2019. Quem se inscreveu na primeira etapa já recebeu o pagamento de 6% sobre o vencimento básico dos educadores em dezembro de 2017, referente à primeira promoção. Quem se inscrever nesta nova etapa deverá receber estes 6% em janeiro. O valor da segunda promoção será antecipado em setembro de 2018. As promoções estão condicionadas à inscrição e à frequência dos professores e coordenadores na capacitação, dividido em dois módulos.
 
Sobre o curso - O curso tem como objetivo tornar evidente na prática pedagógica da rede pública estadual de ensino a natureza transformadora das tecnologias educacionais, seja na vertente operacional ou na humanizadora, no processo de ensino e aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento. As aulas serão realizadas fazendo uso de uma estrutura tecnológica e metodológica que possibilitará aos professores e coordenadores pedagógicos acessá-lo por meio de ambiente virtual de aprendizagem, através do site www.sec.ufba.br. Para o acesso, o educador deverá fazer uso do nome de usuário e senha, fornecidos através do e-mail informado no ato da inscrição.
 
O curso terá a carga horária integral de 120 h e será constituído de dois módulos de 60h cada. O primeiro terá três etapas divididas em: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para a comunicação e coleta de dados (25 h); TDIC para Comunicação, Produção e Colaboração (25 h); e Avaliação do Módulo (10 h). O segundo módulo também terá três etapas divididos em: TDIC para Organização e Criação (25 h); Ambientes Virtuais de Aprendizagem (25 h); e Avaliação do Módulo (10 h). Para a conclusão do curso “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais” serão exigidos o aproveitamento com média 6,0 e a frequência mínima de 75% da carga horária total do curso.
 
DÚVIDAS FREQUENTES:
 
- Quanto ao quantitativo de Vagas:
O Curso será destinados a todos os Professores e Coordenadores Pedagógicos integrantes da Carreira do Magistério do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia e enquadrados nos termos da Lei nº 10.963, de 16 de abril de 2008, que esteja em efetivo exercício:
1. no âmbito da Secretaria da Educação;
2. de mandato eletivo em Entidade Sindical;
3. a disposição de qualquer órgão ou entidade da Administração Pública Estadual;
4. como ocupante de cargo eletivo.
 
- Quanto ao prazo de inscrição: 
De 05/01/2018 até 15/01/2018
 
- Quanto ao comprovante gerado ao final da inscrição:
Serve apenas como garantia da inscrição.
 
- Quanto ao acesso ao ambiente virtual de aprendizagem para realização do curso:
Na segunda quinzena do mês de janeiro/2018 os servidores inscritos no curso receberão um email informado, o nome de usuário e senha, para acesso ao ambiente virtual de aprendizagem.
 
- O servidor integrante da Carreira do Magistério do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia que não se inscrever, frequentar ou  for aprovado no curso o que vai acontecer?
Não terá a promoção nos graus da Carreira.
 
- Quanto ao servidor com mais de um vínculo:
O servidor com acumulação legal de 2 (dois) cargos de magistério ao se inscrever estará efetivando a inscrição em ambos os vínculos, desde que atenda aos requisitos em cada um dos cargos.
 
Situações impeditivas de inscrição no curso:
O servidor que estiver:
I - afastado por motivo de licença com perda dos vencimentos;
II - afastado por motivo de suspensão disciplinar ou preventiva;
III - à disposição de qualquer órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta, federal ou municipal, exceto, neste último caso, se o mesmo estiver em efetivo exercício na respectiva Secretaria de Educação.
 

Notícias Relacionadas