As inscrições para adesão à 8ª etapa do Topa seguem até este domingo (15)

Seguem até este domingo (15/03), as inscrições para a adesão das prefeituras municipais e entidades dos movimentos sociais e sindicais à 8ª etapa do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia desde 2007. Voltado para pessoas acima dos 15 anos e idosos, o Topa é o maior programa de alfabetização em andamento no País. Mais de 1,3 milhão de pessoas, nos 417 municípios baianos, já foram alfabetizadas pelo programa.

Para aderir à 8ª etapa do Topa, as prefeituras já parceiras e as novas interessadas deverão entrar em contato com o Setor de Sistema da Coordenação Geral do programa, através do e-mail: topa.sistema@ educacao.ba.gov.br, informando os dados do secretário Municipal de Educação (nome completo, CPF, e-mail, telefone) para posterior liberação de acesso ao Sistema Gestão Topa. O endereço de e-mail enviado precisa ser institucional.

Os passos seguintes são: preencher o formulário disponível no Sistema Gestão Topa, imprimir o Termo de Adesão em duas vias, coletar as assinaturas do prefeito e do secretário de educação nas duas vias e encaminhar, via sedex, para a coordenação de Avaliação e Monitoramento do Topa. Confira o endereço completo e outras informações no edital disponível aqui.

Já no caso de entidades interessadas em aderir à 8ª etapa do Topa, é necessário dirigir-se ao Núcleo Regional de Educação – NRE de sua jurisdição com documentação exigida para a efetivação da adesão e preencher o Termo de Adesão (duas vias) disponível no Sistema Gestão Topa, que deverá ser assinado pelo responsável legal da entidade.

A coordenadora geral do Topa, Elenir Alves, destaca os resultados significativos obtidos nos municípios nas sete etapas do programa. “Estamos contentes com os resultados do Topa porque observamos que há municípios onde conseguimos reduzir em 80% o número de analfabetismo, entre o período de 2011 a 2014”, salientou.

Formação das turmas – As turmas deverão ser montadas, prioritariamente, com, no máximo, 25 alfabetizandos, além de funcionar em espaços ou locais de uso coletivo, permitir o acompanhamento do processo de supervisão pedagógica da alfabetização. As turmas também deverão elaborar o calendário de cada turma com duração de oito meses, e, no mínimo, 320 horas/aula.

Programa – O Topa tem como objetivo promover alfabetização para população de jovens, adultos e idosos, assegurando a continuidade da escolaridade e garantindo, desta forma, condições para a inclusão social, política, econômica e cultural dos sujeitos envolvidos.