Inscrições para Prêmio Cosme de Farias seguem até 20 de março

Estão abertas, até o dia 20 de março, as inscrições para o Prêmio Come de Farias, iniciativa criada pela Secretaria da Educação do Estado para destacar a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, que desenvolveu atividades de alfabetização, escolarização e profissionalização de jovens, adultos e idosos e que tenha se destacado na 3ª e na 4ª etapa do Topa – Todos pela Alfabetização, programa de Alfabetização do Governo da Bahia. A premiação acontece no dia 2 de abril, no Centro de Convenções da Bahia, durante a formatura da 5ª etapa do Topa.

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

As inscrições para os interessados estão disponíveis clicando aqui, que também conta com a relação de documentos necessários. São premiadas cinco categorias de cada etapa: Município, Entidade da Sociedade Civil, Alfabetizador, Coordenador de Turma e Tradutor-intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Os primeiros colocados de cada uma delas recebem, respectivamente, R$ 40 mil, R$ 20 mil, R$ 10 mil, R$ 5 mil e R$ 5 mil. A escolha é feita por um Comitê do Programa Topa – Todos pela Alfabetização, formado por 15 representantes da sociedade civil organizada.

O Prêmio Cosme de Farias reconhece experiências e ações dos municípios e entidades parceiras do Governo que se destacaram na redução do índice de analfabetismo. O Prêmio faz uma homenagem a um nome reconhecido por lutar em causas populares, sobretudo no combate ao analfabetismo. Entre os trabalhos desenvolvidos por Cosme de Farias, está a criação, em 1892, da Campanha do ABC, distribuindo milhares de cartilhas no País, quando ainda tinha 14 anos. Já em 1915, criou a Liga contra o Analfabetismo e criou e manteve durante mais de 60 anos quase 200 escolas para alfabetização de jovens e adultos.

Alfabetização – O Topa atua na perspectiva da intervenção socioeducacional. Criado pelo Governo da Bahia para trazer dignidade e esperança à vida dos baianos, já beneficiou mais de 1 milhão de pessoas em todo o Estado, graças à parceria com prefeituras municipais e entidades dos movimentos sociais e sindicais, universidades públicas e privadas.