Instituições parceiras levam ações e serviços de cidadania ao Encontro Estudantil

Palavras-chave:
Foto: Diego Cardoso
O Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação, que está sendo realizado desde terça-feira (17), na Arena Fonte Nova, em Salvador, evidencia a importância da parceria entre órgãos públicos e a comunidade escolar, no evento, que se encerra, nesta quinta-feira (19). Diversas instituições estão presentes para levar serviços e ações aos estudantes e professores, ampliando o alcance das políticas públicas e reforçando o papel do Estado como parceiro na formação cidadã. Essas colaborações contribuem para a realização de atividades que integram educação, cultura, saúde e cidadania.
 
Durante os três dias do Encontro, a Secretaria da Educação do Estado (SEC), realizadora do evento ), está contando com o apoio das secretarias de Estado da Saúde (Sesab) de Segurança (SSP) e de Políticas para as Mulheres (SPM), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Coordenação Geral de Políticas para Juventude (Cojuve), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e das Universidades Estaduaais da Bahia (UNEB) e de Feira de Santana (UEFS), que participaram com stand para divulgação dos cursos e programas de assistência e permanência estudantil, campanhas informativas e ações de prestação de serviço, como aplicação de vacinas e emissão de documentos.
 
Fotos: Tita Moura
No stand do (TRE), por exemplo, estão sendo disponibilizados serviços essenciais. Rosana Ferreira, servidora da 7a. Zona Eleitoral, que engloba sete bairros do Centro de Salvador, explica o atendimento que está sendo prestado aos estudantes, durante o Encontro Estudantil, como cadastrar dados biométricos,  solicitar o alistamento eleitoral (1º título), revisar dados eleitorais, entre outros. “O TRE em Todo Lugar é um projeto itinerante que visa desburocratizar os serviços da Justiça Eleitoral, facilitando o acesso do público”. 
 
O Nível 3 da Arena Fonte Nova foi transformado em um espaço de aprendizado e troca de experiências, com stands interativos que apresentam materiais educativos e tecnológicos. Essa diversidade de ações reforça o compromisso das instituições com a formação integral dos estudantes da rede estadual. Os participantes podem conhecer programas sociais e culturais, como o projeto "Oxe, Me Respeite", da SPM, que incentiva o debate sobre igualdade de gênero e respeito à diversidade nas escolas.
 
“O Encontro Estudantil é uma oportunidade para ampliar os debates sobre temas fundamentais, como a igualdade de gênero e a prevenção à violência baseada em gênero, em um ambiente que promove a criatividade, a cidadania e a construção de uma sociedade mais democrática. A SPM,  em parceria com a  SEC, está presente com o projeto Oxe, Me Respeite - Nas Escolas. Entendemos que a educação é um espaço estratégico para transformar comportamentos e construir uma sociedade onde as mulheres e meninas possam viver plenamente seus direitos, e os meninos também sejam encorajados a trilhar um caminho de masculinidade saudável e consciente”, esclarece a coordenadora de Prevenção e Combate à Violência da SPM, Francileide Araújo.
 
A SEC também apresentou a Carta de Serviços do Governo do Estado, aproximando os participantes de programas e iniciativas executadas na área da Educação, por meio de órgãos estaduais, como a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), que trouxe com o seu stand do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT orientações e as políticas públicas voltadas para o público LGBT. “Aqui mostramos um pouco do trabalho desenvolvido no nosso centro, localizado no Pelourinho. São direitos e cuidados voltados para a juventude, relacionados às orientações, como cuidados e prevenção de doenças”, explica a assistente social Dilma Vana.

Notícias Relacionadas