Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Jerônimo Rodrigues discute rumos da Educação no país com secretários estaduais em Goiânia
Jerônimo Rodrigues discute rumos da Educação no país com secretários estaduais em Goiânia
Publicado em qua, 18/09/2019 - 17:35 por ASCOM
Palavras-chave:
Fotos: Mônica Salvador
Entre as questões abordadas no encontro, destacam-se a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a construção dos currículos do Novo Ensino Médio. Também foi retomada a discussão sobre a reestruturação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Os secretários estaduais construíram sugestões para entregar aos relatores das propostas de emenda à constituição que tramitam no Congresso Nacional sobre o FUNDEB. Dois consensos já existentes são o caráter permanente que o fundo deve adquirir e a complementação de 40% da União.
O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre a importância desta agenda do CONSED. “Acho fundamental esta persistência nossa em estar se encontrando periodicamente para fazer um balanço dos grupos de trabalho que o CONSED criou e que vêm construindo propostas dos diversos temas. Neste encontro teve um momento especial com três especialistas que nos trouxeram um espaço de provocação sobre o quadro da conjuntura política nacional”, afirmou.
Neste contexto, Jerônimo destacou como fundamental o alinhamento entre os secretários para encaminhamentos conjuntos junto ao Governo Federal. “ O CONSED não tem um partido e não pode ter, mas discutimos as políticas de Educação. O Governo FederaL ainda não apresentou sua posição sobre políticas públicas educacionais de forma mais delineada. Por isso, precisamos enfrentar a situação do debate com o Governo Federal, não no sentido partidarizado, mas conscientes de que já apresentamos uma pauta desde o início do ano e não obtivemos respostas claras. E estas informações são fundamentais para que possamos, inclusive, dialogar dentro do nosso Estado com a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação)”, afirmou.
Para a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, Cecília Motta, o maior desafio deste ano e dos próximos é a adequação dos currículos do novo Ensino Médio, que passou a ser por área de conhecimento. “Considero ser a maneira correta, mas é uma novidade e nós vamos ter que aprender a fazer isso. Esse novo modelo permitirá ao aluno terminar esse nível de ensino já profissionalizado; isso é maravilhoso para o Brasil, mas desafiador para nós, professores”.
A secretária Fátima Gavioli, de Goiânia, disse que os desafios da educação brasileira são bastante parecidos para todos os Estados, apesar das realidades distintas e falou em esperança. “O momento é muito parecido, mas eu enxergo grandes possibilidades de virarmos esta página com sucesso, de forma a deixar como legado uma educação que prepare, de fato, nossas crianças e nossos jovens para este mundo tão competitivo”.
*Com informações ASCOMS CONSED e SEC Goiás
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade