Live destaca possibilidades de acesso ao Ensino Superior através da Universidade Aberta do Brasil

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta terça (24), uma live para debater as oportunidades e formas de ingresso na Universidade Aberta do Brasil (UAB). O encontro, realizado através do canal oficial da SEC no Youtube, contou com a participação do coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes; do educador José Augusto, que é coordenador institucional da UAB na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); e dos professores Gideon Miranda, Ivete Teixeira, Leonel Dantas e Norma Gonzaga. 
 
 
De acordo com Marcius Gomes, o encontro esclareceu dúvidas e apresentou aos profissionais da Educação Básica as possibilidades para serem exploradas com a UAB.  “Nossa pauta foi extremamente interessante e ressaltou aos gestores e professores do segmento as ofertas dos polos UAB. Precisamos mostrar à nossa juventude a quantidade de oportunidades que a instituição propicia e os educadores podem ser essa ponte entre os estudantes e o primeiro contato com o projeto”.   
 
A professora Norma Gonzaga disse que a instituição é revolucionária e transforma a realidade de muitos estudantes. “A UAB é um programa maravilhoso, que desconstrói a ideia de que Educação Superior é uma oportunidade para poucos. Ela vem com uma perspectiva oposta de democratização do acesso, com a possibilidade de alcançar as pessoas independentemente da distância física”. 
 
Para Gideon Miranda, que é gestor do Colégio Modelo em Itaberaba, os efeitos positivos do programa são notórios no cotidiano da unidade de ensino. “Tenho professores que passaram pela UAB e evidenciamos sempre para os alunos as oportunidades que os cursos da universidade propiciam. A instituição é uma ótima opção, não apenas para quem não tem possibilidade de escolha, por morar longe, mas também por oferecer cursos que podem ser a escola do aluno”. 
 
 
O professor do Colégio Estadual Educandário Oliveira Brito, em Euclides da Cunha, Leonel Dantas, contou que sua vida passou por uma transformação após entrar na instituição. “Morava em um povoado chamado Mestre Campos. Na minha cidade, o único curso gratuito era o de Letras Vernáculas, porém eu não tinha afinidade. Em 2008, apareceu a UAB e vislumbrei a oportunidade de cursar Química. Fiz a seleção e fui aprovado. A UAB foi a minha oportunidade de realizar um sonho, que era alcançar o nível superior. Acabou que sou o primeiro da minha família a conquistar este objetivo”.

Notícias Relacionadas