Livro de poesias aborda memórias de vida do autor Benedito Cassimiro

Palavras-chave:
Fotos: Josenildo Almeida
Aos 94 anos, o autor baiano Benedito Cassimiro teve lançado de forma independente, em 2021, o seu primeiro livro de poesias que compila diversos textos da sua produção literária. E para apresentar a obra "Minha Plenitude", o escritor esteve na Secretaria da Educação do Estado (SEC) para conversar sobre o trabalho e relatar sua história de vida que inspira os textos publicados. Acompanhado de sua filha, Iara Leão, responsável por organizar a publicação, o encontro ainda contou com a presença do secretário Jerônimo Rodrigues; o assessor especial da SEC, Nildon Pitombo; e o coordenador de Articulação de Projetos para a Educação da SEC, Helder Amorim.
 
Nascido no município de São Felipe, o escritor, que reside em Salvador, foi despertado para a leitura ainda criança. Entre os ofícios de pedreiro e padeiro, seu Bené buscou na literatura sua forma de expressar os sentimentos sobre a vida. "Tive muitas dificuldades, mas fui um lutador. E sempre tive como princípio, em tudo que faço, o objetivo de aprender e adquirir conhecimento. Continuo escrevendo e pretendo produzir até quando puder", afirmou o autor, que apresenta entre as 31 poesias do livro, textos como "Memória de um admirador", "Recôncavo" e "Aconchego".
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância do conhecimento adquirido através da vivência. "Existem diversas formas de conhecimento, como por exemplo, o acadêmico, de extremo valor, mas também o da vivência e dos saberes, com seu valor igualmente proporcional. E seu Benedito, com toda sua história, consegue transmitir sua visão de vida através da poesia e da produção literária servindo de inspiração para todos".
 
Para o assessor especial da SEC, Nildon Pitombo, o conhecimento do autor baiano pode despertar o interesse dos jovens pela literatura. "É importante que experiências como essa sejam difundidas e levadas a mais pessoas. E projetos estruturantes da SEC, como o Tempos de Arte Literária (TAL), podem ganhar muito com a paixão de Benedito pela poesia".
 
Para quem tenha interesse em adquirir o livro, basta entrar em contato pelo e-mail: iarasantosleao@hotmail.com.

Notícias Relacionadas