Livro sobre evolução das ciências é lançado em Salvador

Palavras-chave:
 
 
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para fortalecer ainda mais o ensino da Ciência na sala de aula, a Secretaria da Educação do Estado e a Academia de Ciências da Bahia (ACB) lançaram, nesta quarta-feira (19), no Instituto Anísio Teixeira,  livro ‘Uma breve história da Ciências – A aventura do conhecimento científico ao longo dos séculos’. De autoria de Alex Vieira dos Santos, Amilcar Baiardi e Daniel Baiardi, o livro faz uma abordagem da evolução das Ciências da Grécia clássica à modernidade e é um instrumento para que estudantes e professores tenham acesso à esta trajetória do conhecimento científico.
 
“Nosso objetivo, com esta publicação, é divulgar e popularizar as Ciências entre jovens e adultos. A proposta é que seja trabalhado em sala de aula a história das Ciências em atividades multidisciplinares, o que já venho fazendo como professor, no Colégio Estadual Pinto de Carvalho. A intenção é desmistificar a ideia de que o conhecimento científico é para uma minoria e estimular novos quadros nas Ciências, principalmente as Exatas”, ressalta um dos autores, Alex dos Santos.
 
A estudante Ruth Leal, 18 anos, do 3º do ano do Colégio Estadual Aplicação, afirma que, como uma admiradora da Química e das Ciências Exatas em geral, está ansiosa para começar a leitura do livro. Ela revela, orgulhosa, a sua iniciativa de, juntamente com outros colegas, estimular o estudo de Química no laboratório da unidade escolar onde estuda. “No laboratório, com uma linguagem simples, damos aulas para outros colegas que estão com dificuldades de compreender os conteúdos de disciplinas como Química ou Matemática e, com isso, quebramos o paradigma de que a Ciência Exata é complicada”. 
 
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Lançamento 
O lançamento do livro ocorre no âmbito do projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação. O subsecretário da Secretaria da Educação do Estado, Nildon Pitombo, considera que “o livro é um valioso referencial e irá potencializar todo o trabalho que vem sendo desenvolvido por estudantes e professores dentro do projeto Ciência na Escola”, afirma.
 
O vice-presidente da Academia de Ciências da Bahia, Edvaldo Boaventura, representando o presidente da entidade, o Dr. Roberto Santos, destacou a importância da formação científica dos estudantes com vistas à transformação social da sua realidade. “Que esta publicação seja semeada em toda a rede estadual, por meio da Secretaria da Educação da Bahia, neste novo momento que o órgão passa, nesta visão extraordinária sobre Ciências e Tecnologia e que vem cumprindo o seu papel de buscar, permanentemente, a construção de uma escola produtora de conhecimento científico através da educação tecnológica”, enfatiza.
 

Notícias Relacionadas