Mais de 30 mil pessoas participam do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual

Mais de 30 mil pessoas passaram pela Arena Fonte Nova para participar do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, promovido, de quarta-feira (02) até esta sexta-feira (04), pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, refletindo  ações promovidas pelo programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, pela melhoria da educação pública na Bahia. Nos três dias do evento, quatro mil estudantes, da capital e do interior, ocuparam os diferentes níveis da Arena, com as exposições de projetos desenvolvidos durante todo o ano nas escolas da rede estadual.

Ao fazer um balanço do 4º Encontro Estudantil, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, disse que o Encontro Estudantil é uma grande celebração do conhecimento. “O encontro evidencia a força da escola pública. É resultado do trabalho que é realizado em todas as escolas. Os projetos revelam uma juventude que quer e pode ser protagonista do seu processo de aprendizagem”. O secretário acrescentou, ainda, que o Encontro Estudantil “é uma resposta ao desafio lançado pelo governador Rui Costa com o programa Educar para Transformar para melhorar a educação, tendo a juventude como protagonista na construção do seu conhecimento”.

Participar do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual foi uma experiência inesquecível para o estudante Cássio Lima, de Ilhéus. “Estou vivendo uma experiência muito interessante. Aqui, a gente tem aprendizado e faz amizades, além de ser um preparo para outras feiras de Ciências”, diz o estudante que expôs na 5ª Feira de Ciências da Bahia um projeto sobre bicombustíveis. A estudante Jéssica Sena, 16 anos, veio da cidade de Queimadas acompanhar os colegas expositores e quer voltar ano que vem. “Estou adorando. Esse espaço é muito interessante, espero poder participar no próximo ano como expositora”, entusiasma-se.

Famílias envolvidas e orgulhosas – As famílias também vieram celebrar o conhecimento gerado nas escolas da rede estadual. Nélia Bastos é de Salvador e veio com os dois filhos. “Estou achando ótimo. É um lugar que a gente vê que faz bem para os estudantes, pois incentiva, ainda mais, a educação. Espero que meus filhos possam participar de eventos assim quando crescerem”, comenta.

Acompanhando a filha Eliselma Pereira, 13 anos, que veio se apresentar no Projeto Encante, Cátia Cristina Pereira veio da cidade de Jequié. “Estou muito orgulhosa em ver minha filha participando de um evento deste tamanho. Fiz questão de acompanhá-la porque é uma forma de incentivar e prestigiar sua apresentação”, ressaltou. Para a mamãe, a experiência que a filha Eliselma passou no 4º Encontro Estudantil servirá de exemplo para que ela se envolva e se dedique, ainda mais, aos estudos.“Foi inesquecível para ela e para mim também”, comemora.