Meio Ambiente - Escolas podem participar de campeonato da ONU

Fotos: Ascom - IAT/SEC
Colégios da rede pública de ensino do Estado da Bahia poderão participar do Desafio Campões do Oceano, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) – Meio Ambiente, graças à adesão feita, nesta segunda-feira (3) pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A assinatura do termo que permite a participação das escolas foi realizada durante a solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

O Desafio dos Campeões do Oceano propõe a estudantes, a partir dos oito anos de idade, a realização de tarefas pontuadas, que agregam e difundem o conhecimento sobre o impacto dos produtos plásticos na natureza, além de aprender quais são as alternativas e medidas de consumo consciente. Os estudantes mais bem pontuados receberão insígnias de protetores, líderes e campões dos oceanos. “Nossos rios, mares e outras fontes hídricas recebem uma carga muito grande dos derivados plásticos e, por isso, precisamos mobilizar essa juventude, os nossos estudantes nas escolas para que possamos evitar a presença do plástico”, afirmou Paulo Cézar Lisboa, chefe de gabinete da Secretaria da Educação do Estado, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues, durante a cerimônia.

Paulo Cézar Lisboa ainda pontuou a importância de se pensar em novas formas e maneiras de agir com a natureza e a convivência entre os homens. “A melhor maneira de fazer isso é com a educação, preparando os nossos jovens. São pessoas que podem apostar e pensar em formas e construir um novo pacto entre o Meio Ambiente e a nossa vida social”, afirmou. Nesta quarta-feira (5), as secretarias estaduais da Educação (SEC) e do Meio Ambiente (SEMA) assinam o decreto de regulamentação da Política de Educação Ambiental.

A cerimônia contou, também, com a participação do secretário do Meio Ambiente do Estado, João Carlos Oliveira, além de representantes da ONU e autoridades. O teólogo Leonardo Boff abriu a programação com uma palestra em que pediu aos presentes uma reflexão sobre o impacto e as responsabilidades da humanidade com o planeta.

“Não existe consciência suficiente da gravidade que pesa sobre nós, daí a importância de uma semana como essa para pensarmos na produção em sintonia com a natureza, respeitando seus ciclos: das águas, dos climas. A Bahia tem vários ecossistemas diferentes. Hoje, a ponta das pesquisas ecológicas é trabalhar o biorregionalismo, pois cada região tem suas singularidades e aí você pode fazer o desenvolvimento sustentável não só da riqueza ambiental, mas da riqueza cultural, das tradições, de como elas se organizam”, afirmou o teólogo.

O secretário do Meio do Ambiente destacou, ainda, a relevância da adesão aos dois termos. “Essas ações irão somar a um eixo estratégico que estamos desenvolvendo na secretaria, que é a educação ambiental. A abertura da Semana do Meio Ambiente faz parte do trabalho que estamos construindo de transformar o meio ambiente em uma pauta positiva no Estado”, afirmou.

A programação completa do evento, que marca a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, está disponível no site da SEMA

O assunto foio tema de reportagem na TVE. Assista