Mel, cultura indígena, pastejo rotacionado e bode a milanesa no Rural Produtivo

Neste sábado (25), o Rural Produtivo vai mostrar a cadeia produtiva do mel da Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (COOARP) e conhecer a história e a presença da cultura indígena do município de Ribeira do Pombal. O programa também vai falar do pastejo rotacionado na bovinocultura do leite, em Riacho de Santana. E ainda, tem receita de carne de bode a milanesa e música com o sanfoneiro Edmundo Nascimento. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo nas segundas-feiras, às 6h30, e nas quintas-feiras, às 20h, na TVE.

O programa foi até a Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (COOARP) para conhecer as conquistas da cadeia produtiva do mel que recebeu investimentos para a ampliação do Entreposto, Casa do Mel e construção de uma nova Unidade de Beneficiamento de Produtos de Abelhas. Presente em 14 municípios, a cooperativa atende 240 famílias, se destaca na inspeção de qualidade e qualifica o processo de comercialização afastando os possíveis atravessadores com a padronização das embalagens para atender o mercado interno.

Uma das cidades mais antigas do Brasil, Ribeira do Pombal, era uma aldeia dos povos indígenas Quiriris no período da colonização quando os padres começaram a catequizar os indígenas, e a partir disso erguer uma capela em homenagem a Santa Teresa D'ávila no processo de construção da cidade. A agricultura sempre esteve como base econômica na região que era predominante até os anos 60, sendo refletido nas tradições culturais. Quem conta mais sobre a história e as manifestações culturais da cidade é o historiador Osvaldo Rocha.

Na comunidade de Terra do Arroz, no município de Riacho de Santana, o telespectador vai conhecer o produtor de leite Mateus Cândido, que foi beneficiado com equipamentos e assessoria técnica para otimização dos espaços e total aproveitamento do terreno com o sistema de pastejo rotacionado. Através de investimentos, recebeu mudas de palmas e ordenhas mecânicas para garantir a saúde alimentar e impulsionar a produção, mostrando que é possível desenvolver a bovinocultura do leite em propriedades pequenas com rebanhos reduzidos de forma lucrativa.

E ainda, o chef de cozinha Édson Santos, que trabalha no quiosque de Tião Souza, vai ensinar a fazer bode a milanesa, no município de Glória. E para finalizar, música com o sanfoneiro Edmundo Nascimento da comunidade Barragem da Cana, no município de Ibiassucê.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Fonte: ASCOM/IRDEB