Ministro da Educação e governador discutem ampliação de políticas educacionais na Bahia

No dia em que completa 31 anos de criação, o Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Avenida Paralela, em Salvador, recebeu a visita do ministro da Educação, Cid Gomes, do governador da Bahia, Rui Costa, e do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto. A primeira visita do ministro à Bahia, nesta sexta-feira (23/1), teve como objetivo estreitar a parceria entre o Governo Federal e o Estado para o fortalecimento de projetos educacionais prioritários para a Bahia, como o Pacto com Municípios pela Alfabetização, Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, Ressignificando a Aprendizagem, Educação Integral e, em especial, o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), desenvolvidos pela Secretaria da Educação.

Durante a visita, o ministro lembrou a importância de reconhecer e multiplicar experiências exitosas no Brasil, a exemplo do trabalho do EMITec, que leva o ensino médio, por meio de teleaulas, para áreas remotas da Bahia. “Há no Brasil excelentes experiências que estão dando bons resultados, e eu quero conhecer cada uma delas. O EMITec é um projeto que deve ser replicado, deve ser colocado à disposição, na busca pela melhoria do ensino básico em nosso país”, disse Cid Gomes.

Na ocasião, o ministro visitou as instalações do IAT, os estúdios do EMITec e conheceu, ainda, os projetos de criação do Centro de Mídias e Tecnologias Educacionais, que vai abrigar as atividades do EMITec, da Educação Profissional e de toda a rede de educação básica, incluindo a Rede Anísio Teixeira, que, desde 2011, já disponibilizou mais de 3 mil conteúdos educacionais digitais para professores e estudantes, incluindo todas as áreas do conhecimento do ensino médio.

Fotos: Geraldo Carvalho Ascom/Educação
“O Ministério da Educação terá toda a sensibilidade no sentido de apoiar a implantação do Centro de mídias, que vai dar mais alcance e melhor estrutura ao Instituto Anísio Teixeira, para divulgar e difundir o uso de mídias”, afirmou o ministro.

O governador Rui Costa falou sobre o alcance do projeto. “A nossa expectativa é ter a construção de um grande Centro de Mídias para que a nossa produção de conteúdos aumente e, portanto, possamos possibilitar o acesso de toda a rede pública estadual e municipal a vídeos e mídias educacionais”, declarou. A expectativa é que o Centro conte com um investimento de, aproximadamente, R$ 60 milhões para a construção de um prédio de seis andares, com salas e equipamentos especiais para produção e transmissão de conteúdos educacionais.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, demonstrou a satisfação com o reconhecimento do EMITec. “O trabalho que o ministro viu aqui do EMITec está sendo premiado nacional e internacionalmente. É um projeto de referência, hoje, reconhecido pelo ministro, que se propõe a contribuir com o seu fortalecimento e replicá-lo em outros estados”, afirmou, destacando a ampliação do projeto, que, em 2015, deverá contar com mais de 600 telessalas.

EMITec – O projeto foi implantado pela Secretaria da Educação do Estado, em 2010. Graças a esta tecnologia, mais de 17.377 estudantes já concluíram o ensino médio em salas de aula instaladas em áreas remotas da Bahia, com conteúdo pedagógico especialmente preparado por professores da rede estadual de ensino e a vantagem de estar perto de casa. Aliando tecnologia e interatividade, o EMITec já chegou a 150 municípios e 430 localidades distantes da capital. O projeto vence a dimensão geográfica da Bahia, que detém a maior população rural do País (cerca de 3,7 milhões de habitantes), e supera a carência de docentes habilitados em diferentes componentes curriculares, em áreas afastadas dos grandes centros urbanos.