Nota de pesar

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia lamenta, com profundo pesar, a morte da professora Iracy Silva Picanço, neste sábado (30). Professora titular (aposentada) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Iracy tinha o título de ‘Professor Emérito da UFBA’ pelas contribuições prestadas.
 
Iracy Picanço costumava dizer, em entrevistas, que começou a dar aulas aos 12 anos de idade para os meninos da rua onde ela morava, destacando uma vida dedicada à formação dos baianos. Formada pelo Instituto Normal da Bahia (atual Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), ela ministrou aulas de Português, Matemática, Geografia e História na rede estadual de ensino e foi afastada pela ditadura militar, sendo reintegrada pela Anistia.
 
A professora Iracy é considerada uma educadora completa, que se dedicou à Educação em sala de aula, além da gestão e da pesquisa. Ela também ganhou notoriedade por ser uma intelectual preocupada com as questões socais do país, que lutou contra a ditadura e defendia o valor da Educação para um país livre. A professora Iracy Picanço deixa um grande legado a partir da sua obra e dos seus exemplos.

Notícias Relacionadas