Nova gestão do CEE propõe aproximação entre escola e sociedade

Eleita, no último dia 13 de março, para presidente do Conselho Estadual da Educação (CEE), a professora Ana Teixeira tem como meta principal aproximar a entidade dos estudantes e sociedade. Ex-secretária de Educação do município de Catu e ex-superintendente de Desenvolvimento de Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, a nova dirigente da entidade assume uma gestão baseada em quatro princípios. São eles: gestão colegiada, transparência, poder de articulação e modernização.

“A ideia é levar o debate sobre educação que há na rua, na escola, nas instituições em geral para dentro do Conselho, que hoje está com uma gestão mais plural”, frisa. Ao lado do vice-presidente, Sérgio Guerra, e demais membros da diretoria, a nova presidente do CEE permanece no cargo até 2014.

Para que o CEE se aproxime da sociedade e dos estudantes, Ana Teixeira vislumbra a modernização da comunicação como primeiro passo. “Vamos repensar o nosso site para que ele se torne mais dinâmico e possa cumprir o seu papel de comunicação, inclusive com as mídias locais”, cita uma das iniciativas.

A gestão colegiada proposta por Ana Teixeira, por sua vez, visa a democratização da entidade. “A prestação de contas à sociedade, tanto no que se refere às decisões tomadas pelo CEE, como questões ligadas a orçamento, também é uma meta dessa gestão visando a transparência do nosso trabalho”, explica a presidente.

Para que o Conselho possa cumprir suas atribuições, entre as quais, deliberar sobre a melhoria do sistema de ensino, emitir pareceres educacionais e analisar processos sobre cursos no âmbito do Estado, Ana Teixeira pretende, ainda, incentivar a articulação com os poderes públicos e instituições educacionais. “Com esse trabalho de integração, visamos fortalecer as ações de educação”, afirma.

 

Notícias Relacionadas