Nova gestão do Conselho Estadual de Educação toma posse na segunda-feira

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, empossa a nova gestão do Conselho Estadual de Educação (CEE), nesta segunda-feira (9/4), às 8h30, no Palácio da Aclamação (Passeio Público), em Salvador. Na ocasião, tomam posse a nova presidente, a professora mestre em educação, Ana Teixeira, e mais 11 conselheiros e sete suplentes. Entre os objetivos do Conselho para a próxima gestão, está a aproximação da entidade com a comunidade escolar e com a sociedade de uma forma geral.

Vamos levar o debate sobre educação que há na rua, na escola, nas instituições em geral para dentro do Conselho, que hoje está com uma composição mais plural, afirma Ana Teixeira, graduada em Letras pela Ufba, especialista em Planejamento e Gestão e mestre em Educação e Contemporaneidade pela Uneb. A professora permanece na presidência pelos próximos dois anos.

Segundo a presidente, a nova administração será baseada em quatro princípios: gestão colegiada, transparência, articulação e modernização. A gestão colegiada visa à democratização da entidade. Com a transparência, vamos prestar contas à sociedade, tanto no que se refere às decisões tomadas pelo Conselho, como nas questões ligadas a orçamento, explica.

Para que o Conselho possa cumprir suas atribuições, como deliberar sobre a melhoria do sistema de ensino, emitir pareceres educacionais e analisar processos sobre cursos, no âmbito do Estado, Ana Teixeira pretende incentivar a articulação com os poderes públicos e instituições educacionais. Com esse trabalho de integração, visamos fortalecer as ações de educação, afirma.

Junto com a presidente, assume a vice-presidência o professor Sérgio Guerra. Fazem parte do Conselho Estadual de Educação 24 conselheiros, sendo que 12 são eleitos a cada dois anos.
 

Notícias Relacionadas