Nova sala-cofre amplia segurança de dados do Estado

Palavras-chave:
Foto: Manu Dias/GOVBA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


O novo data center da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) garante mais segurança para as informações das áreas de Educação, Saúde, Segurança, Tributos e Finanças do Governo, com sala-cofre de 172 metros quadrados e 700 terabytes de armazenamento, a maior do Norte e Nordeste do País. O projeto de modernização, que contou com cerca de R$ 20 milhões em investimentos, foi inaugurado, na manhã desta terça-feira (18), pelo governador Rui Costa e com a presença do secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

Segundo o governador, o equipamento faz parte da estratégia de modernizar com mais eficiência e segurança o processamento de dados dos órgãos estaduais. "Aqui, os dados do Estado estarão seguros e nós queremos transformar a Prodeb em parceira das secretarias estaduais, em aporte de tecnologia e melhoria dos serviços".

Somada à outra sala-cofre, a nova estrutura da Prodeb totaliza mais de 200 metros quadrados e atende aos requisitos e normas de segurança para processamento e armazenamento de dados da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As informações são protegidas contra incêndio, umidade, sabotagem, acesso indevido, gases corrosivos e outras ameaças.

Rui também destacou os investimentos realizados na ampliação da rede de fibra ótica, que em breve vai possibilitar comunicação por meio de internet banda larga entre hospitais, escolas, delegacias e postos da Polícia Militar. "Todas as unidades do estado da Bahia na cidade de Salvador estarão conectados com fibra ótica, podendo alcançar uma rede de 100 megabit por segundo (mbps). É a tecnologia reduzindo custos, trazendo mais agilidade e melhorando o atendimento à população".


Até o final da atual gestão, a meta é ampliar a rede de fibra ótica ano interior do estado, por meio de parcerias como a que já está em negociação com a Via Bahia. A ideia é utilizar os cabos da concessionária ao longo das BR's 324 e 116, ajudando a levar internet de alta velocidade a unidades de ensino e saúde. Também está em estudo a disponibilização das imagens de câmeras das rodovias para as centrais de controle da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

 

Notícias Relacionadas