Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Novos membros do Conselho de Alimentação Escolar são empossados
O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, empossou, nessa segunda-feira (18/03), os 14 novos membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), formado por representantes de pais de alunos, entidades de classe e organizações da sociedade civil. O recurso para Alimentação Escolar, na Rede Estadual, este ano, é da ordem de R$ 90 milhões – um incremento de mais de 200% nos últimos sete anos, atendendo a todas as escolas, incluindo estudantes de ensino fundamental e médio, escolas indígenas e áreas quilombolas.
Os novos membros do Conselho - entidade responsável por deliberar sobre a prestação de contas dos produtos da alimentação escolar comprada e servida nas escolas estaduais da Bahia – vai atuar no quadriênio 2013-2016, sob a presidência de Màrcio Augusto dos Santos Tavares, nutricionista e representante do Conselho Regional de Nutrição (CRN), e vice-presidência de Nivaldino Félix de Menezes, representante da APLB.
“A alimentação escolar é uma política pública fundamental no direito de aprender do jovem e foi concebida dentro do projeto da Secretaria da educação do Estado de melhoria da escola pública. Temos avançado na disponibilidade de informações à comunidade por meio do programa Transparência na Escola, com o qual o Conselho e a população em geral, podem acompanhar a lisura do processo, como vem ocorrendo” - Osvaldo Barreto.
A Alimentação Escolar passou a contar com uma parcela ainda maior (30%) de produtos da agricultura familiar, conforme estabelece a Lei nº 11.947/2009. Além de mais qualidade nutricional para os estudantes, a medida contribui para o desenvolvimento local sustentável.
“A Supec (Superintendência de Organização e Atendimento da Rede Escolar) honrou o compromisso de dar todas as condições de funcionamento do Conselho, cumprindo seu papel de fiscalizar e contribuir para a melhoria da qualidade da Alimentação Escolar”, ressaltou o superintendente da Supec, José Maria de Abreu Dutra.
Transparência na Escola – Como representante do poder executivo no Conselho de Alimentação Escolar, Elma Ribeiro Jambeiro afirmou que os desafios são os mesmos e que a tendência é melhorar ainda mais a parceria com a Secretaria da Educação. “O trabalho desenvolvido pelo Conselho é muito importante, e poder contar com o sistema Transparência na Escola é fundamental para o avanço na qualidade da Alimentação Escolar”.
O ex- presidente do CAE, representante da APLB–Sindicato, professor Nivaldino Félix, empossado como membro titular nessa nova gestão, ressaltou um avanço da Alimentação Escolar, especialmente no que se refere à melhoria da qualidade. “Esses quatro anos à frente da presidência do Conselho, representando os trabalhadores em educação, foram uma experiência extraordinária. Tivemos muitos avanços: melhorou-se a estrutura para servir, o armazenamento e o preparo, sem falar na parceria com a agricultura familiar, que foi fortalecida. No nosso papel de fiscalizador, não constatamos qualquer desvio de alimento escolar na Bahia”, disse.
A prestação de contas da Alimentação Escolar é feita pela escola à Diretoria Regional de Educação (Direc) e, posteriormente, repassada à Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O recurso das refeições é repassado pelo Ministério da Educação por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que é complementado pelo Governo do Estado. “A experiência à frente do Conselho tem sido muito importante e estou feliz de continuar fazendo parte dele, em mais essa gestão em que continuaremos visitando escolas em todo o Estado e orientamos sobre validade, armazenamento e preparo da merenda”, disse Jailza Teles de França, representante dos pais de alunos.
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)