Novos membros tomam posse no Conselho Estadual de Educação da Bahia

Palestra proferida pelo professor Naomar Monteiro de Almeida Filho analisa a situação da COVID-19 no Brasil e ventila os impactos na Educação
O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, deu posse a 12 membros titulares e seis suplentes do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA), para o mandato de quatro anos (2020-2024). A primeira Sessão do Conselho Pleno comandada pelo presidente Paulo Gabriel Nacif aconteceu nesta segunda-feira (13), por videoconferência, e contou com a palestra do professor Naomar Monteiro de Almeida Filho, intitulada ‘A Sociedade em Tempos de Pandemia’.

Na 1054ª Sessão Especial de Posse, o secretário Jerônimo deu boas-vindas aos novos conselheiros e aos reconduzidos, reforçou o compromisso com os 12 membros titulares que seguem até 2022 e agradeceu aos que concluíram os mandatos. O presidente do Conselho destacou a importância do colegiado no processo de construção da Educação baiana. “Não há dúvidas que temos um trabalho árduo pela frente e, em tempos de pandemia, os nossos desafios se somam. Destaco o respeito a todos que atuaram no CEE/BA ao longo dos 177 anos de existência, e a melhor maneira de homenageá-los é renovar e sintonizar o Conselho ao seu tempo, ao seu momento histórico, da mesma maneira que, no passado, ele foi recriado e renovado”, iniciou Paulo Gabriel Nacif, ressaltando que este órgão consultivo, normativo e deliberativo é composto por 24 conselheiros com notório saber e ampla experiência na área, representando os setores ligados à Educação, como a comunidade acadêmica e escolar, bem como as entidades representativas.

Ele apresentou os seis eixos estruturantes do Plano de Ação para a sua gestão: Reestruturador, Legislativo, Mobilizador e Colaborativo, Fiscalizador, Socializador e Interativo. “Não podemos nos afastar das nossas funções, mas não podemos ser apenas uma instância na burocracia da gestão educacional. Somos, em essência, a articulação entre a sociedade e o poder público. Os Conselhos devem contribuir para que a Educação seja equânime e de qualidade”, disse Nacif.

Algumas medidas de curto prazo foram citadas pelo presidente do CEE/BA, como reavaliar o Parecer nº 53/2020, acerca das orientações para as atividades curriculares a distância e o funcionamento das Instituições integrantes do Sistema Estadual de Ensino da Bahia, no período de enfrentamento ao COVID-19. “Essa nova gestão está com o desafio de gerir o Conselho em época de pandemia. Que vocês possam discutir sobre a forma de reposição das aulas diante da provável prorrogação do prazo que suspensão. Que vocês possam compartilhar conosco as possibilidades de enfrentamento desse tema”, concluiu o Secretário, dando seguimento à Palestra.

‘A Sociedade em Tempos de Pandemia’
O epidemiologista e professor Naomar Monteiro de Almeida Filho foi convidado pela equipe gestora do CEE/BA para abordar o tema ‘A Sociedade em Tempos de Pandemia’. O professor abordou a súmula do que é uma pandemia e um comparativo da COVID-19 no Brasil e em outros países. “Essa pandemia é, talvez, a mais séria da história, em função dos impactos gerais, sociais, econômicos e também políticos”, disse.

Ex-reitor das universidades federais da Bahia e do Sul da Bahia (UFBA e UFSB), Naomar trouxe os impactos na Educação. “O Sistema Escolar não é um ecossistema homogêneo e, sim, extremamente diversificado, principalmente, por vetores sociais, históricos e políticos. Já temos a Educação do futuro no presente para um certo seguimento da população brasileira. O desafio é: como produzir maior homogeneidade nos ecossistemas de Educação em geral? O desafio não foi provocado pela pandemia. Ela amplifica e traz a urgência”.

Naomar Monteiro de Almeida Filho é professor de Epidemiologia, vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), professor visitante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) e Coordenador da Cátedra de Educação Básica (IEA-USP, ITAÚ).

Fonte: Conselho Estadual de Educação