O trabalho das agricultoras no Rural Produtivo na TVE neste sábado

O Rural Produtivo deste sábado (8), véspera do dia das mães, vai até uma comunidade quilombola contar a história de dona Marilene que não mediu esforços para sua filha concluir os estudos e mudar de vida. O programa mostra a Associação Barreirense de artesanato em Barreiras e vai falar também sobre a caderneta agroecológica, ferramenta que valoriza a produção agroecológica das mulheres. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo às segundas-feiras, às 6h30, e às quintas-feiras, às 20h.

Na comunidade quilombola Grota das Oliveira, no município de Saúde, vivem cerca de 40 famílias sem rede elétrica e sinal de celular. As dificuldades não foram impedimentos para dona Marilene desistir da educação da sua filha, Josilene, que hoje, através do projeto Bahia Produtiva, se tornou uma das agentes comunitárias rurais e teve no primeiro emprego a oportunidade de formação e capacitação profissional. No programa, mãe e filha contam como superaram os desafios para conseguir estudar.

Em Barreiras, a Associação Barreirense de Artesanato conta com 16 associados e produz cerca de 280 peças por mês, que são vendidas para diversas partes do Brasil. As artesãs vão falar do amor pelo ofício, que tem fundamental importância para a economia e cultura da cidade.

A Caderneta agroecológica tem o objetivo de quantificar a produção das mulheres. O telespectador vai conhecer essa ferramenta que dá visibilidade e valoriza a produção agroecológica, principalmente das mulheres agricultoras. A Caderneta surgiu em 2011, como uma proposta de formação do Programa Mulheres e Agroecologia do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), de Minas Gerais. Através dela, as agricultoras mostram seu valor econômico enquanto mulheres ativas no processo de produção.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do