Outubro Rosa é encerrado com atividades de prevenção ao câncer de mama na Secretaria da Educação

O último dia da campanha Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção ao câncer de mama, foi marcado por uma programação especial dirigida aos servidores e colaboradores da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A atividade, que foi realizada no auditório do órgão, no Centro Administrativo, pelo Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, da Secretaria da Educação, teve início com um momento de dança comandado pelo professor de educação física, Alex de Oliveira, e foi encerrada com palestras ministradas pelas enfermeiras da Secretaria da Saúde do Estado, Solange Santos e Rita Veloso, sobre prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero.

A técnica Marília Lima, da coordenação de fiscalização de contratos, da Diretoria Geral, cantou, dançou e se divertiu. E destacou a importância da iniciativa para promover a conscientização sobre como prevenir o câncer de mama. “Eu adorei. Foi uma atividade muito prazerosa, e que abordou uma discussão necessária para trazer essa conscientização de que um toque pode levar a um diagnóstico e salvar vidas”, pontuou. Marigrácia Queiroz, da Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico, da Superintendência de Educação Profissional, lembrou que a prevenção é imprescindível. “Muitas vezes, as pessoas ficam adiando o exame, deixando para depois, e quando percebem já desenvolveram a doença”.

Para Maria Regina dos Anjos, coordenadora do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, “fechar o Outubro Rosa desta forma foi muito bom, inclusive, porque mostra para as pessoas que é preciso ter um momento para elas, para cuidar delas”, considerou.

A superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, Ana Catapano, destacou outro aspecto da ação. “Isso é muito positivo. Promove o relaxamento, as pessoas se divertem, se conscientizam sobre temas importantes e se integram”.

Atendimento – O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor atua na prevenção de doenças, promoção da saúde e no apoio ao docente no desempenho das atividades em sala de aula. Além das atividades nas escolas, o Programa disponibiliza atendimentos personalizados e em grupo no SAC Educação, que pode ser agendado pelo telefone (71) 3117-1434.

Notícias Relacionadas