Ouvidoria da Educação fortalece comunicação com estudantes e comunidade

 

Fortalecer a comunicação direta com estudantes e a comunidade. É com este foco que a Ouvidoria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia inicia, neste segundo semestre, a campanha “Conte pra gente, conte com a gente”. Segundo o ouvidor da Secretaria, Francisco Neto, a ideia é elevar ainda mais a procura do cidadão pelos serviços da ouvidoria, com o foco especial no estudante.

“O foco da Secretaria da Educação é sempre a escola. Para responder a este chamado, estamos estudando formas de chegar ao estudante. Queremos que eles procurem a ouvidoria para sugerir, fazer elogios, expor necessidades e reclamações. Vamos apresentar aos estudantes da rede todos os meios que dão acesso direto à ouvidoria da Educação”, diz o ouvidor.

Ainda de acordo com Francisco Neto, dados dos últimos cinco meses confirmam o aumento anual da entrada de registros. Foram feitos, neste período, 6.656 contatos, dos quais 87% estão concluídos. O número é maior do que o registrado durante todo o ano passado, quando foram realizados 6.127 contatos.

A internet figura como o meio de comunicação mais utilizado pela comunidade para ativar a ouvidoria. Foram 4.487 contatos virtuais, 1/3 destes proveniente de acessos ao Portal da Educação. O segundo meio preferido pelo público é o telefone. O número gratuito disponibilizado (080-284-0011) recebeu, de janeiro a maio deste ano, 1.536 ligações.

Para o ouvidor, “os números mostram que o serviço tem conquistado a confiança da população e inspirado a participação ativa na gestão”. Ele destaca que mais da metade desta comunicação parte de pessoas físicas, ou seja, de estudantes e pais. "Na Ouvidoria, ele tem a resposta imediata, com fundamento e mais precisão de quem realmente pode resolver problema”, completa o ouvidor. Junto com a campanha, a Ouvidoria da Educação inicia também o atendimento via twitter, de forma ágil e eficiente.

A ressalva é relevante tendo em vista que poucos anos atrás a participação do servidor público representou até 70% dos contatos. Francisco Neto explica que a queda na procura do servidor pela ouvidoria se deve, em grande parte, ao bom funcionamento do SAC Educação, que oferece atendimento mais adequado ao servidor e dá respostas rápidas às suas demandas.
 
Conte pra gente, conte com a gente:
 
Portal da Educação – www.educacao.ba.gov.br
Twitter – @ouvidoreducacao
Telefone – 0800-284-0011

 

Notícias Relacionadas