Ouvidorias Setoriais da Educação se reúnem para planejar, monitorar e avaliar ações para 2023.

Foto: Divulgação

Em encontro realizado nesta quarta-feira (28), no Instituto Anísio Teixeira, representantes das Ouvidorias Setoriais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia reuniram-se para planejar, monitorar e avaliar as ações referentes ao ano de 2023.

Na ocasião, além da apresentação de propostas de ação, cada instituição participante pôde compartilhar um pouco da experiência e do trabalho desenvolvido pela sua ouvidoria, trocando percepções, observações e relatos sobre as principais dificuldades encontradas no desempenhar das funções.

Dentre as questões levantadas, estiveram a necessidade de fortalecimento da imagem das ouvidorias, no sentido de esclarecer e consolidar o papel delas dentro dos órgãos, sensibilização de unidades internas de cada instituição para colaboração com o trabalho desenvolvido pelos ouvidores, necessidade apoio do corpo diretivo de cada instituição para acelerar e qualificar o atendimento das demandas, a importância de aproximar, cada vez mais, as ouvidorias do seu público demandante, dentre outros aspectos de igual relevância.

Também na oportunidade, o ouvidor da Secretaria da Educação, Jocivaldo dos Anjos, falou da necessidade e da importância de enxergar as ouvidorias como instrumentos de gestão e de mudar a imagem negativa que muitas pessoas têm das mesmas. “Precisamos chegar perto dos nossos alunos, professores, técnicos, cidadãos. Ouvi-los e fazê-los entender que estamos ali para ajudá-los e, de alguma maneira, melhorar o serviço que prestamos. Para isso precisamos fortalecer nossos canais de comunicação e divulgação”, afirmou.

Jocivaldo dos Anjos falou ainda da necessidade que as ouvidorias têm de, através da análise das demandas, criar indicadores que apontem se o trabalho da instituição está sendo bem feito ou não.

Participaram do encontro representantes da Ouvidoria Geral do Estado da Bahia e das ouvidorias da Secretaria da Educação - SEC, da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Instituto Anísio Teixeira - IAT, Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia - Irdeb, do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica - Emitec e do Conselho Estadual de Educação.