Paip fomenta gestão integrada para a melhoria da qualidade do ensino

Palavras-chave:

 

 

 

 

Possibilitar que a escola tenha o conhecimento da sua realidade e propor mudanças para fortalecer os processos de ensino e de aprendizagem foram alguns dos desafios que levaram a Secretaria da Educação do Estado da Bahia a criar, em 2011, o Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip). O projeto proporciona a gestão pedagógica de forma integrada, possibilita o conhecimento da dinâmica de funcionamento das escolas e soluciona possíveis fragilidades, visando elevar a qualidade da educação na rede estadual. 
 
Ao mesmo tempo em que suscita um olhar sistêmico, mobilizando diferentes setores para a ação (secretaria, Diretorias Regionais de Educação e gestores escolares), o Paip cria, por meio desta cultura de gestão pedagógica, uma nova metodologia para o melhor atendimento às necessidades das escolas distribuídas nos 417 municípios baianos. Deste modo, o projeto acompanha as Atividades Complementares (AC); os índices de aprovação e reprovação de cada turma; a recuperação paralela; a realização do conselho de classe por unidade e o cumprimento do Projeto Político-Pedagógico (PPP). 
 
 
O Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo, localizado no município de Canarana, é um dos beneficiados pela atuação do Paip, com melhorias na infraestrutura e no desenvolvimento de ações pedagógicas. A diretora Solange Pereira Fayal Pimenta comenta que a gestão escolar se fortalece com o respaldo do Paip. “Com o Paip, percebemos esse sentido de equipe, com um ajudando o outro. Estudamos todo o macro: a gestão de pessoas, a gestão financeira e pedagógica, a integração entre a família e a escola, e olhamos juntos para o mesmo ponto”, afirma.
 
Pesquisa-ação aprimora dinâmica em sala de aula
 
A análise dos dados disponibilizados pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE) e pelas avaliações externas subsidia a elaboração do Plano de Intervenção, em uma ação conjunta com professores, gestores e comunidade escolar. O diálogo constante com os professores, estudantes e familiares torna o cotidiano pedagógico mais produtivo. Durante a realização das Atividades Complementares, a equipe do Núcleo do Paip (Nupaip) reorienta a atuação de professores e gestores e elabora estratégias pedagógicas de intervenção no processo de ensino e de aprendizagem.
 
As orientações associadas às atividades propostas pelos projetos estruturantes da Secretaria da Educação vêm gerando experiências exitosas, como a intervenção feita no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Jacobina, onde o Paip diagnosticou a necessidade de aprimorar o projeto pedagógico na área de Ciências Humanas. A partir de uma ação interdisciplinar orientada pelo Nupaip, os professores desenvolveram projetos pedagógicos e realizaram uma série de atividades interdisciplinares que possibilitaram a integração entre os professores e a elevação do desempenho dos estudantes. 
 

Notícias Relacionadas