Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Paip fomenta gestão integrada para a melhoria da qualidade do ensino
Paip fomenta gestão integrada para a melhoria da qualidade do ensino
Publicado em seg, 09/02/2015 - 10:34 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Possibilitar que a escola tenha o conhecimento da sua realidade e propor mudanças para fortalecer os processos de ensino e de aprendizagem foram alguns dos desafios que levaram a Secretaria da Educação do Estado da Bahia a criar, em 2011, o Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip). O projeto proporciona a gestão pedagógica de forma integrada, possibilita o conhecimento da dinâmica de funcionamento das escolas e soluciona possíveis fragilidades, visando elevar a qualidade da educação na rede estadual.
Ao mesmo tempo em que suscita um olhar sistêmico, mobilizando diferentes setores para a ação (secretaria, Diretorias Regionais de Educação e gestores escolares), o Paip cria, por meio desta cultura de gestão pedagógica, uma nova metodologia para o melhor atendimento às necessidades das escolas distribuídas nos 417 municípios baianos. Deste modo, o projeto acompanha as Atividades Complementares (AC); os índices de aprovação e reprovação de cada turma; a recuperação paralela; a realização do conselho de classe por unidade e o cumprimento do Projeto Político-Pedagógico (PPP).
O Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo, localizado no município de Canarana, é um dos beneficiados pela atuação do Paip, com melhorias na infraestrutura e no desenvolvimento de ações pedagógicas. A diretora Solange Pereira Fayal Pimenta comenta que a gestão escolar se fortalece com o respaldo do Paip. “Com o Paip, percebemos esse sentido de equipe, com um ajudando o outro. Estudamos todo o macro: a gestão de pessoas, a gestão financeira e pedagógica, a integração entre a família e a escola, e olhamos juntos para o mesmo ponto”, afirma.
Pesquisa-ação aprimora dinâmica em sala de aula
A análise dos dados disponibilizados pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE) e pelas avaliações externas subsidia a elaboração do Plano de Intervenção, em uma ação conjunta com professores, gestores e comunidade escolar. O diálogo constante com os professores, estudantes e familiares torna o cotidiano pedagógico mais produtivo. Durante a realização das Atividades Complementares, a equipe do Núcleo do Paip (Nupaip) reorienta a atuação de professores e gestores e elabora estratégias pedagógicas de intervenção no processo de ensino e de aprendizagem.
As orientações associadas às atividades propostas pelos projetos estruturantes da Secretaria da Educação vêm gerando experiências exitosas, como a intervenção feita no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Jacobina, onde o Paip diagnosticou a necessidade de aprimorar o projeto pedagógico na área de Ciências Humanas. A partir de uma ação interdisciplinar orientada pelo Nupaip, os professores desenvolveram projetos pedagógicos e realizaram uma série de atividades interdisciplinares que possibilitaram a integração entre os professores e a elevação do desempenho dos estudantes.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo