Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Parceria dinamizará a educação profissional para no meio rural
Parceria dinamizará a educação profissional para no meio rural
Publicado em seg, 14/03/2016 - 11:25 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Fotos:Ascom/CAR
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues e o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, visitaram, nesta sexta-feira (11), o Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Torres (CETEP), em Cruz das Almas, Território de Identidade do Recôncavo, com o objetivo de firmar uma parceria com a Secretaria de Educação (SEC), por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof) e participar da implantação do 1º Núcleo de Educação no Campo da Bahia.
No encontro, que teve a presença do superintendente da Suprof, Almerico Lima, do coordenador Executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (CEPEX), Orlando Pereira, do superintendente baiano de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Ivan Fontes e da vice-reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Georgina Gonçalves, da coordenadora estadual dos Territórios, Rosana Vieira e técnicos do Serviço de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) no Recôncavo, professores e estudantes do CETEP e representantes de entidades da Sociedade Civil, foi assinado um termo de Descentralização de Crédito Orçamentário entre a SDR/CAR e a SEC, para a implantação de unidades didáticas de demonstração de tecnologias de captação e uso de água das chuvas para a produção no CETEP de Cruz das Almas, unidade que atende 1.300 estudantes de todo o Território do Recôncavo.
O titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância de estar em um ambiente de educação e da união entre a universidade e o centro de formação profissional, falou também das importantes ações que estão sendo executadas pela SDR, por meio da CAR, de inclusão socioprodutiva dos agricultores familiares e da Bahiater, na assistência técnica e extensão rural. Para o secretário, todos, incluindo a juventude, devem assumir a responsabilidade pelo funcionamento do bem público e participarem da execução das políticas públicas exercendo seu papel como cidadãos. “Precisamos de jovens profissionais que tenham um olhar diferenciado que possam atender a públicos diferenciados, na assistência técnica e extensão rural, a exemplo das comunidades e povos tradicionais, como os indígenas e quilombolas, respeitando suas culturas, religiões e formas de produzir”.
Para o diretor da CAR, Wilson Dias, que é ex-aluno dessa instituição de ensino, as parcerias entre as secretarias e as universidades são fundamentais para que as ações sejam bem sucedidas. “Esse é o início de uma parceria que vai durar muito, com ações que incluem, entre outras, a aquisição de equipamentos que possam ajudar aos estudantes colocar em prática o que é ensinado na teoria, pois precisamos de jovens profissionais que possam atuar do desenvolvimento das comunidades rurais”.
“Será instalado na unidade um sistema de captação de água simplificado, que captará a água da chuva e destinará a um reservatório, que servirá para a irrigação do que é produzido no local. Depois de instalado esse sistema e outros que ainda virão, desejamos que o CETEP seja um local de produção e difusão de tecnologia, disseminando para outras entidades o conhecimento e ajudando no desenvolvimento rural dessa região”, afirmou.
De acordo com o superintendente da Suprof, Almerico Lima, a educação profissional não pode ser um conhecimento individual, mas deve ser coletivo, que realize uma intervenção social. Ele explicou que na Bahia, atualmente, existem 82 mil estudantes de educação profissional e que essa é uma conquista alcançada nos últimos anos. “Estamos implantando aqui no CETEP o primeiro Núcleo de Educação Profissional do Campo, que irá pensar, filosófica e metodologicamente, formas que possibilitem o processo de melhoria dessa área da educação”. O superintendente, que falou do diálogo com a SDR na construção de uma política formativa para atender às demandas sociais, anunciou ainda a implantação de um Centro Digital de Cidadania na unidade.
A vice-reitora da UFRB, Georgina Gonçalves, reafirmou a parceria com o CETEP e salientou que é preciso fortalecer o nosso modo de pensar e formar os profissionais que irão atuar no mercado de trabalho atual. “Precisamos construir um núcleo de educação mais forte, construindo também um modo de produção que a gente acredita que seja o melhor”.
Fonte: Ascom/CAR
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)