Pastejo rotacionado, galinhas caipiras, cemitério indígena e chips de aipim são destaques do Rural Produtivo

Neste sábado (14), o Rural Produtivo vai mostrar como funciona o pastejo rotacionado, uma das inovações utilizadas na bovinocultura do leite em Angical. O programa vai exibir um registro inédito do cemitério indígena da Nação Aricobé, em Wanderley. E também vai conhecer a Associação dos Moradores de Casa Armada (AMPOCA), que tem feito mudanças na criação de galinhas caipiras em Iuiú. E ainda receita de chips de aipim e música com Alexandre Leão. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo nas segundas-feiras, às 6h30, e nas quintas-feiras, às 20h, na TVE.

No Distrito de Missão de Aricobé, no município de Angical, o telespectador vai conhecer os agricultores Genivaldo Santos e seu filho Éder Costa que foram beneficiados com capacitação técnica e equipamentos para otimização dos espaços e total aproveitamento do terreno com a tecnologia do pasto rotacionado. Através do conhecimento do ciclo da silagem de capim mombaça, os agricultores dimensionam a quantidade de piquete e proporcionam o descanso para o capim, mantendo os animais pastejando em capim de qualidade durante todo período na mesma área, mostrando que é possível desenvolver a bovinocultura do leite em propriedades pequenas com rebanhos reduzidos de forma sustentável, orgânica e muito lucrativa.

Em Wanderley, na comunidade da Mata, um cemitério indígena da Nação Aricobé foi descoberto em uma área improvisada de campo de futebol. A professora e pesquisadora Ignez Pitta conta sobre a relação dos Aricobés com o local.  A descendente da tribo Aricobé, Marineide Jesus, confirma a existência do cemitério familiar. A descoberta não planejada do santuário indígena já desperta curiosidade dos pesquisadores e constrói novos passos para estudos arqueológicos na região.

O programa foi até Iuiú, na Associação de Moradores de Casa Armada (AMPOCA), conhecer as mudanças que o projeto de criação de galinha caipira, com chocadeiras e galinheiros, tem possibilitado na produção de ovos e galinhas na comunidade. Os agricultores familiares foram beneficiados com a implantação de aviários, bebedouro pendular, alimentos e assessoria de agentes comunitários rurais para o manejo adequado das aves, garantido o próprio consumo e comercialização.

E ainda a agricultora Tânia Maria Abade integrante da Articulação de Mulheres Negras do Engenho da Ponte, em Cachoeira, vai ensinar a fazer chips de aipim. E para finalizar, música com o compositor, cantor e instrumentista baiano, Alexandre Leão que tem músicas gravadas por Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, família Caymmi e Arnaldo Tunes. Além, de canções como trilha sonora de filmes e novelas.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Fonte: ASCOM/IRDEB