Patronato do Virtual Educa 2018 se reúne em Salvador e discute legados do encontro para a Educação

Fotos: Claudionor Jr

Antecipando a abertura oficial do XIX Encontro Internacional Virtual Educa 2018, que acontecerá  às 19h, no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, os membros do Patronato Virtual Educa se reuniram, nesta segunda-feira (4), no Hotel Fera Palace, no Centro Histórico de Salvador. O objetivo foi discutir as estratégias gerais do Encontro Virtual Educa. Na oportunidade, se deu como inaugurado o Foro Global de Educação e Inovação, do qual participam instituições, agências e mecanismos de cooperação que buscam alcançar uma educação de qualidade e que promova a inclusão e o desenvolvimento sustentável.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, participou da reunião do patronato e destacou a importância da realização do evento no Brasil. “Para nós é um motivo de muito orgulho receber este evento que, pela primeira vez, acontece em uma escola e que foi totalmente recuperada, na qual também funcionará um novo teatro integrado ao novo pacto de formação educacional e vai ser muito importante essa troca de experiências de várias partes do mundo com aquelas que nós já desenvolvemos na nossa rede. Portanto, é um momento importante para que a Bahia possa dar um salto de qualidade e abrir os novos caminhos com essa educação do futuro”, destacou Pinheiro.

Pinheiro falou sobre as estratégias adotadas pelo patronato que envolvem o legado para a Bahia. “Esta reunião do patronato faz parte da própria estrutura do Virtual Educa e seu modelo de funcionamento. É uma ação muito importante para definir a programação do Encontro e, ao mesmo tempo, discutir as políticas do pós-encontro, o legado e como é que nós vamos construir parcerias daqui para frente”, acrescentou.

Durante a reunião do patronato, foram destacadas algumas questões como as iniciativas em curso, a trajetória e o significado do Virtual Educa. O secretário geral do Virtual Educa, José Maria Astón, fez uma apresentação sobre as atividades do Virtual Educa 2017-2018; o “Pensa em azul”, que é um projeto desenvolvido pelo Banco Mundial e pelo Virtual Educa; sobre a Aliança Global Virtual Educa e falou sobre o XX Encontro Internacional Virtual Educa Argentina, que será realizado entre os dias 10 e 14 de setembro, deste ano.

O presidente honorário do Virtual Educa Brasil, Heitor Gurgulino, falou da expectativa para a realização do evento no país. “Este encontro é uma oportunidade de fazer maior contato entre os diferentes países da América Latina e, também, da Europa e da África. O nosso desejo é que cada vez mais as instituições de ensino utilizem os meios de comunicação, as novas tecnologias que estão surgindo no mundo inteiro, para melhorar a qualidade da educação, que este é o grande desafio que nós temos aqui e em outros países do mundo”, afirmou.

Também participaram da reunião do patronato, Jorge Pizarro e Alfredo Jiménez, do Parlamento latino-americano e Caribenho; a congressista do Peru, Marisol Espinoza; Rubén Delgado, da Softex; Magaly Campos, da UNESCO; Shelly Bengiat, da Education Envirotech; Luís Pinto, da Learn Capital e Jorge Barbosa, do World Bank.