Paulo Gabriel Nacif e Roberto Gondim são reeleitos para a presidência do CEE-BA até 2024

Foto: Carlos Augusto

A chapa dos conselheiros Paulo Gabriel Nacif e Roberto Gondim é reeleita por unanimidade para as funções de presidente e vice-presidente, respectivamente, do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA), referente ao biênio 2022-2024. A presidente da comissão eleitoral, conselheira Cristina Kavalkievicz, anunciou o resultado da eleição durante a sessão ordinária do conselho pleno, realizada na tarde desta terça-feira, 08 de fevereiro de 2022, com 24 votos, nenhuma abstenção ou ausência dos 24 conselheiros aptos a votar.

A eleição aconteceu na manhã desta terça-feira (08), de forma on-line, e seguiu o que determina o Regimento Interno (Lei Nº 7.308/1998), com o assessoramento da Comissão Eleitoral, composta também pelos conselheiros Susana Couto Pimentel, Weslen Sandro Moreira Santos e Cristina Silva Andrade (Suplente), que acompanhou todo o processo e garantiu a sua licitude.

Os eleitos estiveram à frente do Órgão no biênio 2020-2022 e a boa administração do Conselho mais antigo e tradicional do Brasil rendeu-lhes o reconhecimento dos seus pares e a reeleição por unanimidade. Para o professor Gondim, a reeleição expressiva revela dois sentimentos: de gratidão e de extrema responsabilidade. “Avalio que é resultado de um esforço, de um pacto que foi se construindo ao longo do tempo, sob a liderança do professor Paulo Gabriel, e impõe um desafio grande de construir as normativas e as fiscalizações tão necessárias para o avanço da educação da Bahia”, disse o vice-presidente.

Com o slogan “CEE Dialógico”, a chapa única defendeu o diálogo com a sociedade e a busca de um maior protagonismo do Órgão Colegiado do Sistema Estadual de Educação. “Que o CEE-BA atue, cada vez mais intensamente, nas suas funções mobilizadoras, normativas, consultivas e deliberativas, auxiliando, dessa forma, a superar os desafios que a educação baiana tem enfrentado”. No Plano de Trabalho da Gestão, eles também apresentam os eixos que buscam “alicerçar e construir uma identidade que aponte para um novo eixo de inserção estratégica na educação da Bahia: Reestruturador, Legislador, Mobilizador e Colaborativo, Fiscalizador, Socializador, Interativo”.

Os desafios para a gestão são muitos. No primeiro mandato (2020-2022), os gestores foram empossados no início da pandemia ocasionada pela COVID-19, quando implementaram o Regime Especial de Atividade Curricular como forma de viabilizar as aulas nos domicílios dos estudantes, e, para o novo mandato (2022-2024), vão enfrentar a pós-pandemia, “sabendo que é possível caminhar a passos largos com mais observância das exigências do momento e sem tanto apego às velhas formas de fazer educação. A LDB nos respalda”.

Segundo o professor Paulo Gabriel, os conselheiros confiam no trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão diante do momento em que se encontra. “Isso é uma construção de todos e temos o dever de continuar avançando na melhoria das condições de trabalho, na modernização, mas, principalmente, na relação do Conselho com a sociedade, gerando confiança nas ações desenvolvidas por este órgão colegiado que tem como objetivo melhorar a qualidade da educação da Bahia”, disse o presidente reeleito.

O presidente e o vice-presidente do CEE-BA serão empossados pelo Secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, para o novo mandato em cerimônia ainda com data e formato a serem definidos. Na ocasião, também são empossados os conselheiros a serem reconduzidos e os novos que se somarão aos que permanecem na Casa, uma plenária de 24 membros titulares e 12 suplentes.

O presidente e o vice-presidente

Paulo Gabriel Soledade Nacif é professor titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), participa do Observatório Nacional de Inclusão e Diversidade na Educação – DIVERSIFICA e desenvolve estudos nas áreas de “Inclusão e Diversidade na Educação” e Meio Ambiente. Ele foi secretário da Educação do Município de Lauro de Freitas, secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação e reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Roberto Gondim Pires é professor pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), instituição que exerceu por três vezes o cargo de coordenador do Colegiado do Curso de Educação Física e de Diretor do Departamento de Saúde. Ele foi diretor Regional de Educação, secretário Municipal de Educação, ambos no município de Jequié-BA, e diretor da UNDIME.

Fonte: ASCOM - CEE/BA