Pesquisadores apresentam desenvolvimento tecnológico na Educação

Palavras-chave:
Foto: Elói Corrêa/GOVBA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Educadores ligados à tecnologia da Educação participaram do III Fórum de Desenvolvimento Tecnológico, um dos seis fóruns que estão sendo realizados no XIX Encontro Internacional Virtual Educa, um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação que acontece até sexta-feira (9), no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), no bairro do Barbalho, em Salvador. Coordenado pelo gerente de negócios do Senai-Cimatec, Adhvan Furtado, o fórum proporcionou um debate sobre o papel da tecnologia na Educação.
 
A importante transformação cultural a qual a sociedade passa, sendo a informação gerada e transmitida em alta velocidade, fez com que as tecnologias educacionais se tornassem instrumentos fundamentais no processo de evolução pedagógica. “É preciso que os educadores estejam preparados para utilizá-las em suas práticas diárias”, destacou o coordenador. Atenta às discussões do fórum a professora Patrícia Carvalho, falou sobre a importância da tecnologia na Educação. “Temos que nos atualizar para evoluirmos junto à tecnologia e trazê-la para a sala de aula como forma de despertar o interesse dos estudantes, especialmente os nativos digitais”.
 
Na sua palestra sobre “Tecnologias inovadoras a serviço da humanidade”, o sócio fundador da empresa OITI Tecnologia, Alessandro de Oliveira Farias, destacou a importância de fomentar e despertar o interesse de se utilizar a tecnologia a serviço da humanidade. “Hoje, temos acesso a tecnologias que podem ler atividades cerebrais, podemos fazer uma cadeira de roda se mover com o pensamento, fazer semáforos inteligentes. Na Educação, a tecnologia está intrinsecamente relacionada. Podemos medir em tempo real o desempenho do aluno com inteligência artificial. O computador não vai exercer a função do professor, mas pode ajuda-lo a corrigir a prova”, afirmou Alessandro. 
 
Ainda dentro do III Fórum de Desenvolvimento Tecnológico, destaque para a palestra do professor Marival Chaves, idealizador e diretor-executivo do Edux, portal de Educação à Distância, que falou sobre a importância da rede digital de educação voltada à oferta de videoaulas preparatórias para estudantes do Ensino Médio. O fórum contou, também, com apresentação de trabalhos selecionados, que funcionaram como instrumento de divulgação das tecnologias educacionais emergentes. Foi o caso do desenvolvimento de conteúdos transmídia e na integração de tecnologias móveis à educação, apresentado pelo diretor da Editacuja, empresa especializada na formação de multiplicadores, de Martin Restrepo.
 

 

Notícias Relacionadas