Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Pinheiro critica proposições que limitam recursos para Educação
Pinheiro critica proposições que limitam recursos para Educação
Publicado em seg, 19/09/2016 - 11:27 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
O secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, criticou duas proposições em tramitação no Congresso Nacional, em artigo publicado, nesta segunda-feira (19), no jornal A Tarde. De acordo com Pinheiro, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016 e o Projeto de Lei Complementar (PLC) 257/2016 buscam “tapar o buraco deixado pela má gestão do governo Federal”.
“Tendo em vista a crise econômica que o País enfrenta, estas propostas possuem finalidades semelhantes e buscam impor restrições às despesas públicas, notadamente com pessoal e encargos sociais, a todos os entes da Federação. Mas pecam por não enxergar a necessidade de melhoria no sistema público de Saúde e de não distinguir a Educação como setor que precisa de continuidade de investimentos para, justamente, alavancar o desenvolvimento econômico e social”, destaca o secretário que também é senador licenciado.
O secretário alerta que a sociedade deve estar atenta para pressionar o Congresso, uma vez que a aprovação das propostas trará efeitos nefastos na Educação e na Saúde. Por exemplo, de 2009 a janeiro de 2016, o piso nacional do magistério teve uma elevação de 124,76%, saindo de R$ 950 para R$ 2.135. Se a política proposta na PEC 241 já estivesse em vigor desde então, a correção do piso seria de apenas 57,29%, inviabilizando assim a valorização do magistério, cujo salário base em 2016 seria de R$ 1.494.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec