Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Polos da Universidade Aberta do Brasil divulgam documento orientador para ações durante pandemia
Polos da Universidade Aberta do Brasil divulgam documento orientador para ações durante pandemia
Com o objetivo de orientar as redes e as unidades escolares da Educação Básica, bem como as instituições estaduais de Ensino Superior, integrantes do sistema estadual de ensino da Bahia, quanto a aplicação das atividades curriculares nos domicílios dos estudantes, tendo em vista as medidas sanitárias de enfrentamento à COVID-19, os coordenadores dos Polos de Apoio Presencial Estadual da Universidade Aberta do Brasil na Bahia (UAB) elaboraram um documento orientador. A iniciativa visa sugerir estratégias que colaborem com práticas educativas eficazes realizadas, de forma on-line, durante o período de isolamento social. O documento está disponível no Portal da Educação.
O coordenador de projetos estratégicos da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Marcius Gomes, ressaltou a importância da iniciativa. “Os Polos UAB na Bahia têm desenvolvido grandes ações na área da formação inicial e continuada em parceria com as universidades públicas, e, neste momento, o exercício é fazer com que essas estruturas possam pensar de forma efetiva em possibilidades que atendam a nossa rede, seja com oferta de cursos, atividades ou até mesmo de estratégias que possam ser aplicadas pelos nossos gestores, professores e estudantes".
O documento foi pensado com o objetivo de minimizar os efeitos causados pelo fechamento das universidades e unidades escolares não apenas sob a perspectiva educacional, mas também emocional na equipe de educadores e discentes.
Atualmente, 22 Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (Polo UAB/Bahia) estão vinculados à Secretaria da Educação do Estado e, por terem sido criados exclusivamente para a oferta na modalidade EaD, não sofreram com grandes alterações neste momento de pandemia, conseguindo manter as suas atividades a partir de adaptações da tecnologia.
Além disso, outras iniciativas vêm sendo tomadas para diminuir os efeitos do isolamento social. A SEC tem promovido lives com assuntos relevantes aos estudantes, assim como vem incentivado o diálogo dos coordenadores com os seus respectivos estudantes, através das redes sociais e reuniões virtuais. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) também tem ofertado cursos de complementação à formação docente.
Espera-se que, até 2022, os Polos de Apoio presenciais sejam expandidos gradativamente em todos os Territórios de Identidade do Estado da Bahia para a garantia do acesso democrático ao Ensino Superior.
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)