Posse dos membros da CIEA fortalece a educação ambiental na Bahia

Foto: Divulgação
A Coordenação da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Bahia (CIEA-BA) empossou os novos membros titulares e suplentes para o biênio 2023-2025, em evento realizado nesta quinta-feira (21) em Salvador, reforçando o compromisso do Estado da Bahia com a Educação Ambiental. Os membros representarão os diversos setores da sociedade que compõem o órgão gestor da política estadual de Educação Ambiental.

Na ocasião, foram escolhidos os representantes da sociedade civil, juntamente com os representantes dos poderes públicos federal, estadual e municipal; de Organizações Não Governamentais (ONGs) ou movimentos sociais; dos povos e comunidades tradicionais; das coordenações dos Territórios de Identidade; das redes e instituições de ensino; da organização patronal; da organização de trabalhadores; e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

O diretor de Execução das Política para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Fábio Barbosa, empossado como novo membro-titular ressaltou que "será muito gratificante" poder colaborar para o avanço da política estadual de Educação Ambiental, especialmente, por meio da promoção de ações nas unidades escolares. "Nesta gestão, os membros terão como novo desafio contribuir para a realização do diagnóstico e a implantação do Sistema Estadual de Informações sobre Educação Ambiental". Ele destacou, ainda, que, ao longo dos 20 anos de existência, a CIEA-BA muito contribuiu para a promoção de uma Educação Ambiental contextualizada, com uma abordagem crítica e transformadora. "Como representantes da SEC, estamos comprometido em colaborar ativamente com a SEMA (Secretaria do Meio Ambiente do Estado) e a sociedade civil nesta importante política pública", completou.

Representando o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental, Tiago Porto, parabenizou os novos membros da Comissão e afirmou que eles já contam com uma agenda de pautas estruturantes, bem como ressaltou a importância do trabalho conjunto para fortalecer as políticas socioambientais do Estado. “A Bahia está caminhando para implementar o Agente Jovem Ambiental, programa que já acontece nos estados do Ceará, Maranhão e Rio de Janeiro. Na ocasião, os jovens participantes receberão uma bolsa e desenvolverão atividades relacionadas à Educação Ambiental. Essas atividades serão realizadas em escolas, comunidades ou em parceria com prefeituras, ao longo de um ano. A expectativa é que pelo menos mil jovens na Bahia participem desse programa”.

A CIEA-BA é um espaço público colegiado, instituído pelo poder público estadual, para coordenar as atividades de Educação Ambiental. A Comissão é presidida por um colegiado de coordenação formado pelas secretarias estaduais da Educação (SEC) e do Meio Ambiente (SEMA) e uma representação da sociedade civil. Ao longo dos anos, vem desempenhando um papel fundamental na proposição de diretrizes da política e do Programa Estadual de Educação Ambiental. Importante ressaltar que a comissão foi responsável pela elaboração da Política Estadual de Educação Ambiental e do Programa Estadual de Educação Ambiental.