'Praças da Ciência' vão ser entregues em cidades do interior

Palavras-chave:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O projeto ‘Praça da Ciência’ chega a mais dois municípios baianos. Desta vez, no norte do estado, Juazeiro é a mais nova cidade contemplada com a iniciativa, ganhando duas praças no mesmo dia. As inaugurações ocorrem nesta sexta-feira (3), a partir das 19h30, na Avenida Flavio Guimarães e na Praça Dom José Rodrigues. O chefe de Gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), Roberto de Pinho, participa do evento.

No dia 10 de junho, a partir das 16h, na Avenida Geonísio Barroso, o município de Catu, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), também recebe sua ‘Praça da Ciência’. Ao todo, 12 espaços já foram inaugurados nas cidades de Caém, Mulungu do Morro, Muritiba, Maetinga, Caetité, América Dourada, Irecê, Biritinga, Brumado, Aurelino Leal, Senhor do Bonfim e Uauá.

Coordenado pela Secti e inserido no programa Educar para Transformar - um Pacto pela Educação, o projeto ‘Praça da Ciência’ possibilita a difusão de conteúdos de C.T&I, principalmente em municípios do interior. "Estamos plantando a [semente] da ciência para as crianças da Bahia. São elementos que podem ensinar muita coisa através de uma brincadeira simples”, ressalta o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça.

Nas praças, os jovens podem interagir em conchas acústicas, bicicletas geradoras, harpas de tubo, alavancas, cadeiras e basquete giratórios, além de balanços de comprimentos diferentes. As estruturas permitem que os frequentadores coloquem em prática as lições aprendidas nas aulas de ciência. Os municípios escolhem e cedem os espaços onde são implementadas as estruturas. Para a implantação, é necessário deve seguir alguns critérios como a instalação da unidade na sede municipal e perto de escolas de Ensino Fundamental e Médio, de preferência em praças públicas já existentes com a dimensão mínima de 18 m².

Fonte: Ascom
 

Notícias Relacionadas