Prefeitura de Salvador retorna ao Pacto com Municípios pela Alfabetização

O município de Salvador volta a aderir ao Projeto Pacto com Municípios pela Alfabetização, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que objetiva promover a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. A parceria foi reafirmada nesta quarta-feira (10/10), durante encontro entre os secretários da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, e do município Jorge Khoury.

O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, falou da importância desta articulação e troca de experiências para fortalecer a qualidade da educação. “Interessa à sociedade, o entendimento entre Estado e municípios. Trabalho na perspectiva de criar um grande sistema de Educação em parceria com os municípios, a partir de uma relação de respeito, quebrando o isolamento em que se encontravam as redes municipais e estadual”. Osvaldo Barreto reafirmou o papel do Pacto com Municípios para “garantir a alfabetização com letramento, investindo na base de aprendizagem dos nossos estudantes”.

Como forma de viabilizar a parceria, já nesta sexta-feira (11/10), técnicos do município de Salvador, participam de formação do Pacto com Municípios pela Alfabetização. A capacitação será voltada para a aplicação do Avalie Alfa – avaliação externa das classes do 2º ano do ensino fundamental. “A participação em um processo de avaliação externa coordenado pelo Estado é de fundamental importância para que possamos analisar o desempenho da nossa rede em um contexto mais amplo. O Estado está à frente e queremos garantir, com essa parceria, a alfabetização dos alunos nos primeiros anos do ensino fundamental”, afirmou o secretário municipal, Jorge Khoury.

Com a parceria, a Secretaria da Educação do Estado vai ceder para o município de Salvador, materiais pedagógicos vinculados ao Pacto com Municípios pela Alfabetização nas áreas de língua portuguesa e matemática, além de materiais de apoio pedagógico do Projeto Gestão de Aprendizagem Escolar (Gestar) e do Ciência na Escola, desenvolvidos por professores das escolas estaduais em parceria com universidades.